CAPACIDADES DE MARKETING E DINÂMICAS PARA PROMOVER O DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES - UM ENSAIO TEÓRICO

Ronny Luis Sousa Oliveira, Josue Moraes Pereira Junior

Resumo


Este ensaio teórico possui como objetivo debater teoricamente e apresentar um modelo conceitual teórico sobre como as Capacidades de Marketing podem e devem ser utilizadas como Capacidades Dinâmicas capazes de reconfigurar as empresas a fim de promover o aumento do desempenho organizacional. Esta discussão teórica é importante visto que as Capacidades Dinâmicas são as capacidades que as organizações possuem de reconstruir suas competências para lidar com o dinamismo do mercado, logo, quando se fala de observar e analisar o mercado, as Capacidades de Marketing possuem elementos capazes de verificar essas alterações, observando comportamento dos consumidores, concorrentes, canais de distribuição, preço, ambiente on-line, entre outros. Portanto, esta relação teórica aqui discutida, entre Capacidades Dinâmicas e Capacidades de Marketing, aponta que as organizações devem absorver o conhecimento vindo do mercado a fim de reconfigurar suas habilidades, recursos e estratégias, para conseguir alcançar desempenho organizacional satisfatório.

Palavras-chave


Capacidades de Marketing; Capacidades Dinâmicas; Desempenho Organizacional; Ensaio Teórico.

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