SITUAÇÕES DE HUMOR QUE INDUZ OS CONSUMIDORES A CONFORMIDADE DE CONSUMO INDIVIDUALISTAS OU COLETIVISTAS E QUE DIRECONAM A JUSTIÇA PERCEBIDA E ENGAJAMENTO

Autores

  • Ronny Luis Sousa Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração http://orcid.org/0000-0001-5575-6110
  • Emilio Jose Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD UNAMA). Universidade Federal do Pará (UFPA): professor na Faculdade de Administração - FAAD do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.

Palavras-chave:

Estado de humor, Conformidade, Individualismo e Coletivismo, Engajamento, Justiça Percebida.

Resumo

Este ensaio teórico possui como objetivo propor analises experimentais que consigam identificar em quais eventos de humor os consumidores possuirão maior ou menor conformidade a compensações ou premiações de itens individualistas ou coletivistas, considerando ainda o nível de justiça percebida que o consumidor compreendeu e a percepção do seu engajamento após a resolução dos fatos. Esta discussão se justifica pela necessidade de ampliar a compreensão de como o humor possui o poder de induzir os consumidores a estarem em conformidade ou não a consumos que premiam ou compensem um ocorrido baseado nas expectativas pessoais ou coletivas de cada um. Demonstrando ainda como o mesmo irá julgar esta compensação ou premiação, ou seja, se foi justo ou injusto esta oferta ou aquisição individualista ou coletivista baseado no momento ruim ou bom vivido e que com isso o consumidor consiga manter um nível de engajamento que seja capaz de fortalecer esta relação de consumo. Com isso, será possível verificar quais as melhores compensações ou premiações entre individualistas e coletivistas são mais adequadas a oferecer ao consumidor quando ocorrer situações agradáveis e desagradáveis e assim manter o bom relacionamento com os clientes.

Biografia do Autor

Ronny Luis Sousa Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsita de Doutorado CAPES.

Emilio Jose Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD UNAMA). Universidade Federal do Pará (UFPA): professor na Faculdade de Administração - FAAD do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD).

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade.

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Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 3: Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade