SITUAÇÕES DE HUMOR QUE INDUZ OS CONSUMIDORES A CONFORMIDADE DE CONSUMO INDIVIDUALISTAS OU COLETIVISTAS E QUE DIRECONAM A JUSTIÇA PERCEBIDA E ENGAJAMENTO

Ronny Luis Sousa Oliveira, Emilio Jose Montero Arruda Filho

Resumo


Este ensaio teórico possui como objetivo propor analises experimentais que consigam identificar em quais eventos de humor os consumidores possuirão maior ou menor conformidade a compensações ou premiações de itens individualistas ou coletivistas, considerando ainda o nível de justiça percebida que o consumidor compreendeu e a percepção do seu engajamento após a resolução dos fatos. Esta discussão se justifica pela necessidade de ampliar a compreensão de como o humor possui o poder de induzir os consumidores a estarem em conformidade ou não a consumos que premiam ou compensem um ocorrido baseado nas expectativas pessoais ou coletivas de cada um. Demonstrando ainda como o mesmo irá julgar esta compensação ou premiação, ou seja, se foi justo ou injusto esta oferta ou aquisição individualista ou coletivista baseado no momento ruim ou bom vivido e que com isso o consumidor consiga manter um nível de engajamento que seja capaz de fortalecer esta relação de consumo. Com isso, será possível verificar quais as melhores compensações ou premiações entre individualistas e coletivistas são mais adequadas a oferecer ao consumidor quando ocorrer situações agradáveis e desagradáveis e assim manter o bom relacionamento com os clientes.


Palavras-chave


Estado de humor; Conformidade; Individualismo e Coletivismo; Engajamento; Justiça Percebida.

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