PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A GESTÃO PARTICIPATIVA DO PRONERA NO ESTADO DO PARÁ

Mauro Garcia de Mello, Luciana Rodrigues Ferreira

Resumo


Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as práticas na política de educação do campo a partir da gestão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no Estado do Pará, por meio da expansão e atuação da reflexão sobre Gestão Participativa. Parte-se da questão sobre o papel da Gestão Participativa no processo de expansão do Pronera para o desenvolvimento da ‘Educação do Campo’ na Superintendência do Incra em Belém. O Pronera, criado e implementado para atender aos anseios de formação escolar e profissionalizante do homem do campo, passa por um processo de expansão de cursos na última década e apresenta como premissa a Gestão Participativa junto aos assentamentos. Sob o método qualitativo de pesquisa, utilizou-se pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias, além de visita técnica na superintendência de Belém (SR01). Dentre os resultados, destacam-se as ações do Pronera, por meio da Comissão Pedagógica Nacional, e a oscilação na expansão do Programa, conforme interesse no desenvolvimento do Campo, direcionado por cada proposta de governo do país.  O tema proposto justifica-se pela importância dessa política pública e de sua gestão, a qual se constituiu pelas bases de história de luta dos movimentos sociais e sindicais do campo, marcando seu caráter democrático, participativo e de luta pela terra.

Palavras-Chaves: PRONERA, Gestão Participativa, Educação do Campo


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