O SETOR PRIVADO DE ENSINO SUPERIOR E O USO DE ESTRATÉGIAS DE MERCADO VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA EM IES PRIVADAS.

Patricia Guimarães Rocha de Saboya, Fernando Antonio Colares Palácios

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma a gestão estratégica surge no contexto das instituições de ensino superior privadas, que as instigam a estabelecerem uma gestão que permita com que elas atuem de forma diferente de um passado recente, analisem o ambiente corporativo, desenvolvam estratégias para competirem nesse novo mercado e busquem a sustentabilidade organizacional traçando um breve histórico do ensino superior no Brasil e no estado do Pará. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando o método de levantamento de fontes primárias e secundárias. O estudo conclui que o campo das instituições de ensino superior privado no Brasil tem passado por mudanças radicais nos últimos anos, em função das fusões e incorporações que marcaram a entrada de grupos estrangeiros e nacionais não ligados ao setor educacional e o surgimento de grandes corporações de ensino superior. Essas mudanças determinaram impactos de adaptação na gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior – IES.

Palavras chave: Ensino Superior Privado. Gestão Estratégica. Estratégias.


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