GESTÃO HOTELEIRA COMO FATOR DE COMPETITIVDADE: TECNOLOGIA DE ANÁLISE DO BINÔMIO GESTOR - HÓSPEDE

José Lúcio Bentes do Nascimento, Armando Luiz L. C. Vieira, Gilvanilde Tenório Mendes dos Santos Mendes

Resumo


O presente estudo objetiva investigar, a partir da opinião dos gestores e hóspedes, a relação entre a prática gerencial na hospitalidade comercial e o diferencial competitivo dos serviços hoteleiros. Trata-se de pesquisa transversal (seccional), analítica inferencial com amostra representativa de gestores e hóspedes selecionados entre as empresas hoteleiras do Polo Turístico Belém (PA). A análise exploratória de dados mediante estatística descritiva enquadra-se na metodologia do tipo quantitativa. Os dados foram avaliados com a aplicação dos programas BioEstat versão 5.4 e Statistical Analysis Software (SAS) versão 9.4. A tecnologia de mensuração aplicada à correspondência entre respostas de Gestor e Hóspede deu-se pelo Coeficiente de Correlação (r) de Pearson. A comparação entre os meios de hospedagem ocorreu pela Análise de Variância (ANOVA). Os resultados demonstraram que a correlação entre a opinião de gestores e hóspedes não é significante no nível de gestão estratégica. Porém, a comparação entre os MHC revelou que alojamentos de grande porte apresentam melhores índices em relação aos de pequeno e médio porte.

Palavras-Chave: Gestão. Hospitalidade comercial. Competitividade. Correlação. Comparação.


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