FATORES PROMOTORES DE SUSTENTABILIDADE NO SERVIÇO: estudo de caso em um empreendimento alimentício em Belém-PA

Márcia Cecília Rodrigues de Oliveira, Caroline Melo Nunes, Cyntia Meireles Martins, Gilson Scholl Pires

Resumo


Com o desenvolvimento das economias, a prestação de serviço tem sido crucial, tanto pelo que contribui com o Produto Interno Bruto (PIB) dos países como pela quantidade de empregos que gera. Assim, o presente trabalho apresenta uma abordagem da prestação de serviço do setor alimentício com o enfoque da sustentabilidade, apresentando suas características principais e utilização de práticas para agregar valor ao negócio e ao mesmo tempo se diferencie na preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. Desta forma, o estudo teve como objetivo identificar os fatores promotores de sustentabilidade em um serviço alimentício por meio de um estudo de caso em um restaurante em Belém do Pará. Portanto foi utilizada uma pesquisa qualitativa com enfoque num estudo de caso numa empresa alimentícia e na análise da pesquisa foram considerados os elementos da sustentabilidade no negócio dos restaurantes, que são baseados na Sustainable Restaurant Association (SRA). Como resultados encontrados, se destacam a economia de água na produção, reutilização de recursos, ecoeficiência energética, agricultura ambiental e coleta seletiva. Por fim, conclui-se que o empreendimento apresenta uma consciência e vocação inicial para a sustentabilidade, contudo existem elementos que precisam ser desenvolvidos pela empresa estudada. 


Palavras-chave


Prestação de serviço. Negócio alimentício. Sustentabilidade.

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