O IMPACTO DA INTERNET DAS COISAS APLICADO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING COM FOCO NA GESTÃO DOMICILIAR DE DISPOSITIVOS

Mauro Margalho Coutinho, Marcia Athayde Moreira, Sergio Castro Gomes

Resumo


Este artigo desenvolve uma discussão acerca da gestão domiciliar de dispositivos no contexto da Internet das Coisas e da indústria 4.0. Propõe-se um modelo de interatividade, baseado em gateway, como forma de preservar o pleno controle do cliente sobre as ações automatizadas da indústria.  Nessa proposta, autocontida em uma das arquiteturas da Internet das Coisas, faz-se uso de um dispositivo intermediário, mantido e gerido pelo cliente, capaz de monitorar toda e qualquer interferência externa em sua residência quer seja para atualização de dispositivos, quer seja para coleta de informações de qualquer natureza. Igualmente, o modelo permitirá a apresentação de propostas em forma de concorrência pública, a partir de configuração do gateway, pelo cliente. Empresas pré-cadastradas poderão lançar mão de uma série de estratégias alternativas de Marketing, oferecendo propostas que envolvam desde a atualização tecnológica dos dispositivos até serviços de manutenção, quando necessário. No processo de negociação com o cliente, a indústria pode, ainda, usar as nuvens analíticas, um conjunto de ferramentas de Inteligência Computacional, capaz de negociar de forma automatizada.

Palavras-chave


Indústria 4.0; Internet das Coisas; Gestão Domiciliar de Dispositivos; Marketing.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.