UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE MOODLE PARA A REALIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES ESCOLARES DE MATEMÁTICA

Márcio Goes do Nascimento, Janne Y. Y. Oeiras

Resumo


As competições escolares são atividades pedagógicas que possibilitam desde o desenvolvimento da autonomia até o estímulo do trabalho em equipe. Todavia, a organização das competições não é uma tarefa fácil, já que demanda a utilização de recursos e coordenação das atividades. Este trabalho apresenta um relato de experiência do uso do ambiente Moodle para a realização de competições escolares para o ensino fundamental, médio e superior. Relata também as atividades selecionadas para competições de matemática e os resultados obtidos com as competições realizadas

Palavras-chave


Competições Escolares; ambiente virtual; atividades

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática. Campinas, SP: Papirus, 2006.

BRENELLI, R.P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritmé-ticas. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

CARRAHER, T. & CARRAHER, D. Na vida dez na escola zero. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

CASSIANI, S.H.B.; CALIRI, M.H.L.; PELÁ, N. T. R. A teoria fundamentada em dados como abordagem de pesquisa interpretativa.

Rev. Latino-am. Enfermagem. V.4, 1996.

CHAGAS, E. M. P. F. Educação Matemática na sala de aula: problemáticas e possíveis soluções.

Disponível em: http://www.partes.com.br/ed15/educacao.asp. Acesso em: 23 mar. 2008, às 22:00.

D’AMBROSIO. U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 2003.

GIARDINETTO, J. R. B,. Matemática escolar e a matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 1999.

INEP. Cadastro Nacional de cursos de educação profissional técnica de nível médio. Disponível em: http://siep.inep.gov.br. Acesso em: 8 ago.2007, às 00:10.

LOPES. G. S. Ambientes Virtuais de Ensino: aspectos estruturais e tecnológicos. Florianópolis, SC: UFSC, 2001.

LOPES. M. G. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo, SP: Cortez, 2005. OBI. 9ª Olimpíadas Brasileiras de Informática. Disponível em: http://

olimpiada.ic.unicamp.br. Acesso em: 7 ago. 2007, às 23:18. MEC. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática – Ensino Médio. Brasília, DF: MEC,

NASCIMENTO,M.G.; PALHANO, D. ; OEIRAS, J. Y. Y. Competições escolares: uma alternativa na busca pela qualidade em educação. São Paulo, SP: SBIE, 2007.

ROCHA, H.V. & BARANAUSKAS, M.C.C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.