ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PADRÃO DE ESCOLA PARA AS REGIÕES RIBEIRINHAS

Fernando Hermes, Dênio Ramam Carvalho de Oliveira, Mauricio de Pina Ferreira

Resumo


O regime de cheias e vazantes dos rios na Amazônia causam inúmeros problemas para as populações ribeirinhas, e em determinadas ocasiões prejudicam o ano letivo nessas comunidades devido o alagamento do piso das escolas que são construídas de forma definitiva em uma determinada área da comunidade, levando á paralisação das aulas. Pior ainda, quando a água baixa leva consigo parte do barranco fazendo com que este processo de erosão chegue próximo das edifica- ções, havendo a necessidade de se deslocar as edificações em perigo. Este trabalho tem por objetivo apresentar dois modelos de escolas modernas e adaptadas para condições ribeirinhas. Estas escolas poderão flutuar na época da cheia e repousa sobre uma base fixa de concreto na vazante, e tornam mais fácil o processo de deslocamento das estruturas em casos emergenciais de erosão, evitando que as aulas sejam interrompidas e proporcionando um ano letivo compatível com o das escolas em terras firme e um ambiente de estudo adequado para os alunos ribeirinhos.

Palavras-chave


Escola pública, Flutuante; Ribeirinho

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