ANÁLISE DE DESEMPENHO LOGÍSTICO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS ORIUNDOS DA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

  • André Cristiano Ailva Melo
  • Bruna Brandão Moreira
  • Evander Dayan de Mattos Alencar

Palavras-chave:

Cadeias Produtivas, Logística, Produtos Florestais Não Madeireiros

Resumo

Os produtos florestais não madeireiros (PFNM) são cada vez mais utilizados como maté- ria-prima destinada à produção dos chamados bioprodutos. Dessa forma, na Amazônia, emergem como real possibilidade de uso sustentável dos recursos da biodiversidade. Nesse panorama, o presente estudo consolida-se por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas, com representantes de bioindústrias localizadas na Região Metropolitana de Belém, com o objetivo de analisar os fatores-chave de desempenho logístico das cadeias produtivas de PFNM amazônicos. Assim, são identificadas as principais restrições logísticas que cerceiam a agregação de valor a tais produtos, bem como aos processos envolvidos nas cadeias produtivas da biodiversidade amazônica. Também são propostos investimentos e novas articulações entre os atores envolvidos no contexto.

Biografia do Autor

André Cristiano Ailva Melo

Professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção - Universidade da Amazônia - Unama; professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará - Uepa e coordenador do Núcleo Integrado de Logística e Operações - NILO.

Bruna Brandão Moreira

Estudante de graduação em Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará - Uepa; membro do Núcleo Integrado de Logística e Operações - NILO.

Evander Dayan de Mattos Alencar

Estudante de graduação em Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará - Uepa; membro do Núcleo Integrado de Logística e Operações - NILO.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos