Aplicações de Bancos de Dados Distribuídos Utilizando a Filosofia Cliente/Servidor

Daniel Corrêa Lobato, Sami Naif Daibes Júnior

Resumo


A evolução das técnicas que auxiliam no projeto de implementação de sistemas computacionais tem permitido o desenvolvimento de sistemas cada vez mais abrangentes e, dessa forma, o volume de dados está aumentando juntamente com a complexidade das estruturas de armazenamento. Entre estes sistemas nós temos o Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD), desenvolvido para suprir as necessidades de administração da informação existente, e permitir que as empresas tenham o controle de seus dados de forma centralizada (hoje em dia, considerando um dos bens mais valiosos).

Entre as tecnologias existentes de banco de dados, existe o SGBD Distribuído, que constitui o assunto principal deste artigo. Esta tecnologia utiliza distribuição de dados física, isto é, dados armazenados em diferentes computadores que se comunicam uns com os outros através de um sistema de comunicação de dados, mas permitindo o controle centralizado dos dados.

Contudo, algumas dificuldades e complexidade cercam a utilização do SGDD, como manter a integridade e a consistência dos dados, além do gerenciamento da segurança. Dessa forma, há algumas vantagens e desvantagens no uso do SGBDD, considerando a área de aplicação - dentro ou fora do ambiente corporativo. Neste artigo, discute-se sobre a estrutura do SGBDD, suas dificuldades, vantagens e desvantagens.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.