PERDAS DE ÁGUA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO "CAMPUS" DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Evaristo C. Rezende dos Santos, José Almir R. Pereira, Lindemberg Lima Fernandes, Rui Guilherme C. M. Alves, Elieth Miranda Ferreira, Elisangela Maria Rodrigues Rocha, Maria de Nazaré Alves da Silva, Sanderley Costa Moutinho

Resumo


Numa visão holística, as estações de tratamento de água- E.T.As., de uma forma geral, encontram-se trabalhando acima de sua capacidade de projeto, graças ao aumento da demandafísica exigida pelo crescimento dos pontos demandantes de água, como também, pelas perdas decorrentes do desperdício pela falta, principalmente, de manutenção, controle e gerenciamento dos sistemas de abastecimento de água.

O trabalho apresenta um estudo realizado neste sistemade abastecimento de água, onde se procurou identificar os principais pontos (válvulas de descarga para a limpeza de vasos sanitários, torneiras de pias de cozinha e lavatórios, registros de mictórios e chuveiros, registros de gaveta do sistema de distribuição), geradores de perdas de água, sendo limitado à área de observação ao Setor Profissional Ido "Campus" Universitário da UFA.

Tendo como resultado, o estudo mostra a necessidade da instalação de controles que possibilitem o gerenciamento do sistema de abastecimento de aguado Campus, bem como, a necessidade de uma manutenção preventiva nos pontos de água no "Campus Universitário do Pará..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.