Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Trilhas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos submetidos à Revista TRILHAS na modalidade artigo ou similar devem conter o título conciso com o conteúdo do trabalho, que não ultrapasse 15 palavras ou 100 caracteres com espaço, no idioma da publicação; resumo de 10 linhas ou até 200 palavras, de acordo com a NBR-6028/2003, em português ou no idioma do artigo, sem referências e em parágrafo único e, cinco (5) palavras-chave, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto. Também devem apresentar título em inglês, abstract e key words conforme as orientações anteriores. O título do trabalho, acompanhado do subtítulo, quando houver, deve ser colocado centralizado e sem abreviaturas. Os originais de artigos ou similares não devem ultrapassar o limite de 10.000 palavras incluindo notas e referências bibliográficas e devem obedecer a seguinte estruturação:

 Introdução;

 Justificativa e proposta de desenvolvimento;

 Revisão teórica e aspectos metodológicos;

 Desenvolvimento do assunto/tema tratado;

 Resultados teóricos e/ou práticos;

 Considerações Finais e/ou Conclusões.

Os demais textos não podem ultrapassar 3 (três) páginas.

- Características técnicas do formato dos artigos

O artigo submetido deve seguir as orientações pré-determinadas com relação às características técnicas (normalização) a seguir:

  • Documento Word for Windows 6.0 ou superior;
  • Padrão de folha – A4;
  • Fonte – Times New Roman;
  • Tamanho - 12;
  • Parágrafo – anterior e posterior “0” pontos, entre linhas “1,5”, alinhamento justificado;
  • Margens – esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.

 Não deverá conter a identificação do(s) autor(es), tanto no corpo do texto como nas propriedades do arquivo.

 Notas exclusivamente de natureza substantiva devem ser numeradas seqüencialmente e apresentadas antes das referências bibliográficas.

 As menções a autores, no decorrer do texto, devem subordinar-se à forma – autor/data – como no exemplo: (Santos, 1997). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data. Exemplos: (Santos, 1997 a), (Santos, 1997 b);

 Ilustrações complementares, quadros, mapas, gráficos e outras devem ser apresentadas diretamente no texto, com numeração, título e indicação da fonte.

 Siglas e abreviações devem estar registradas entre parênteses, seguidas de suas significações. As siglas de mais de quatro letras formando palavras devem aparecer em caixa alta e baixa. Exemplo: Unesco.

 Citações:

  • As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas.
  • As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm de margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.
  • Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas.

 Referências bibliográficas – devem ser apresentadas ao final do texto em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT, conforme exemplos:

1 - Livros

DIAS, Gonçalves. Gonçalves Dias: poesia. 11. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1983.

2 - Artigos em revista

MOURA, Alexandrina Sobreira de. Direito de habilitação às classes de baixa renda. Ciência &Trópico, Recife, v. 11,  n. 1,  p. 71-78. jan/jun. 1983.

METROLOGIA do índice nacional de preços ao consumidor – INPC. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro, v. 41, n. 162, p. 323-330, abr/jun. 1980.

3 - Artigos em jornais

COUTINHO, Wilson. O Paço da Cidade retorna seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar. 1985. Caderno B, p. 6.

BIBLIOTECA climatiza seu acervo. O Globo, Rio de Janeiro, 4 mar. 1985, p. 11, c.4.

4 - Leis, decretos e portarias

BRASIL, Decreto-lei  nº 2.423, de 7 de abril de 1998. Estabelece critérios e pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias as titulares de cargos e empregos da administração federal direta e autárquica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, v.126, n.66, p. 6009, 8 abr. 1998. Seção I, pt. 1.

5 - Coletâneas

LIMA, O.B.; ABRANCHES, S.H. (Org.) As origens da crise. São Paulo: IUPERJ/Vértice, 1987.

6 - Teses acadêmicas

ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

7 - Informações ao autor

-           Autor de várias obras referenciadas sucessivamente deve ser substituído por um travessão nas referências seguintes à primeira.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Universidade da Amazônia – Revista TRILHAS. É permitida a citação não integral de artigos da revista sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte da publicação. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, é necessário que seja consultada a Redação (trilhascche@unama.br).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.