O BRINQUEDO DE MIRITI, MEMÓRIAS COLETIVAS E CONSUMO DURANTE O CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM DO PARÁ

Autores/as

  • Shirley do Socorro Moura das Neves Faculdade Estácio do Pará
  • Edgar Monteiro Chagas Junior Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v16n1-1676

Palabras clave:

Brinquedo de miriti, Memória, Cultura, Consumo.

Resumen

O presente artigo pretende discutir a vertente do brinquedo de miriti enquanto símbolo de memória coletiva e que passa a partir disso a traduzir uma narrativa de cultura, esta amazônica. Seu principal ponto de discussão versa sobre a tensão dos avanços das demandas geradas pelo consumo durante o período da festa do Círio de Nazaré. Desta forma, pretende-se analisar a relação do brinquedo de miriti enquanto memória coletiva em contraponto com o consumo cultural durante a festa religiosa de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará. Propõe-se também discutir como o brinquedo de miriti compõe o cenário do consumo religioso, e sua relação com a tradição herdada de um povo. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica em diálogos com teóricos que elucidem conceitos acerca dos pontos de discussão que serão abordados em vias dos elos entre memória, tradição e identidade.

Biografía del autor/a

Shirley do Socorro Moura das Neves, Faculdade Estácio do Pará

Mestre em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia. Professora do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio do Pará.

Edgar Monteiro Chagas Junior, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia.

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Publicado

2019-07-12