Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo é original e escrito em português, inglês ou espanhol;

  • Serão admitidos, no máximo, cinco (5) autores por artigo;

  • O arquivo submetido está em formato Microsoft Word (.doc) e não contém a identificação do(s) autor(es), nem no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo;

  • O artigo contém no mínimo de 08 (oito) e máximo de 16 (dezesseis) páginas, sendo que a primeira página inclui: Título do Trabalho; Eixo Temático; Resumo e Palavras-chave;

  • O artigo atende às Diretrizes aos Autores e à norma ABNT ou APA.

Diretrizes para Autores

Submissões abertas até 10/09/2023

 

Diretrizes:

- O artigo deve ser original e apresentado em português, inglês ou espanhol;

- Serão admitidos, no máximo, cinco (5) autores por artigo;

- O arquivo deve ser submetido em formato Microsoft Word (.doc) e não deverá conter a identificação do(s) autor(es), nem no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo;

- Mínimo de 08 (oito) e máximo de 16 (dezesseis) páginas;

- A primeira página do artigo de incluir: Título do artigo; Eixo Temático; Resumo e Palavras-chave;

- O resumo deverá conter no máximo 250 palavras;

- Texto escrito em fonte Times New Roman, corpo 12pt, com espaçamento simples (entre caracteres e palavras); Folha A4; Texto justificado;

- Margens – esquerda e superior: 3 cm - direita e inferior: 2 cm.

- As citações e referências no corpo do trabalho deverão seguir sistema autor-data e estarem de acordo com as normas da ABNT ou APA.

 

EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO:

 

1. Gestão e Políticas Públicas: organizações, tecnologia e desigualdades

O objetivo é discutir pesquisas sobre a gestão pública e políticas públicas que perpassem suas dimensões organizacionais, tecnológicas e/ou de desigualdades na região amazônica. Serão bem-vindos artigos que abordem as dimensões organizacionais da gestão pública e das políticas públicas e seus impactos em termos de eficácia, eficiência e efetividade, podendo debater temáticas como inovação pública, accountability, transparência e governo aberto, reformas e modernização do Estado, arranjos intergovernamentais, intersetorialidade, federalismo e descentralização, ciclo de política, entre outros. O tema de tecnologia no setor público pode abranger tópicos correntes sobre governo eletrônico, serviços públicos digitais e transformação digital no Estado, preferencialmente no contexto amazônico. Também incentivamos abordagens da dimensão tecnológica no setor público com foco nas relações com organizações da sociedade civil, dialogando com as temáticas de tecnologia social, ciberativismo (ou ativismo digital) e dinâmicas de exclusão/inclusão digital. O tema de desigualdades pode abordar diferentes dimensões (territorial, gênero, raça/cor, etnia, renda, aspectos intergeracionais e sexualidades, entre outras) e suas interseccionalidades, discutindo suas interações nas dimensões organizacional e tecnológicas da gestão pública e de políticas públicas.

Coordenadores:

Profa. Dra. Diana Cruz Rodrigues (UNAMA/PPAD)

Profa. Dra. Josevana de Lucena Rodrigues (UEA)

Prof. Dr. Bruno Rafael Dias de Lucena (PPGA/UFPA)

 

 

2. Desafios para as Cidades Inteligentes na Amazônia

O objetivo deste eixo temático é discutir sobre como as Cidades Inteligentes tem se consolidado ao longo dos anos, especialmente enquanto um modelo de desenvolvimento sustentável que prioriza a aplicação de ideias inovadoras, nos mais diversos segmentos, em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão. Busca-se adequar as abordagens do mainstream de Cidades Inteligentes às particularidades da região amazônica para torná-las viável é o grande desafio das discussões deste eixo. Procurar-se-á incentivar debates que tragam uma nova perspectiva ao tema.

Coordenadores:

Prof. Dr. Mauro Margalho (UNAMA)

Suzana Gilioli da Costa Nunes (UFT)

Murilo Fonseca Andrade (UNAMA)

 

3. Organizações, gestão criativa e sustentabilidade

Este eixo se propõe a discutir a gestão estratégica, na perspectiva das estratégias emergentes, na visão baseada em recursos, economia circular, economia criativa, economia ambiental e ecológica. Estudos relativos a modelos de negócios, cadeias de valor, cadeias inclusivas, cadeias compartilhadas, e cooperação e competição serão acolhidos neste tema.

Coordenadores:

Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes (UNAMA/EGPA)

Prof.ª Dr.ª Cintia Meireles (UFRA)

Prof. Dr. Mário Carvalho (UNAMA)

 

4. Inovação, Criatividade e Gestão para o Desenvolvimento Local

A partir da perspectiva de que para cada recorte espacial há diversas alternativas de desenvolvimento, este eixo se preocupa em discutir diferentes propostas de desenvolvimento local e seus respectivos modelos de gestão e governança. Assim, são bem-vindos trabalhos teóricos e teóricos-empíricos que apresentam experiências de gestão e governança em municípios, cidades, comunidades, áreas de quilombo, ilhas, bacias hidrográficas, microrregiões e regiões, Unidades de Conservação (RESEX, APA, RDS, Florestas estaduais e Federais, Parques municipais, estaduais e nacionais), dentre outros recortes. Dentre as alternativas de desenvolvimento que entrelaçam questões de desenvolvimento local e gestão, prioriza-se trabalhos que discutam gestão social, gestão compartilhada, cogestão, parcerias, inovações sociais, economia solidária, economia de Francisco, economia criativa, bioeconomia de base local, arranjos produtivos locais, circuitos curtos de consumo, turismo de base comunitária e turismos de experiência.

 

Coordenadores:

Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho (UNAMA/UFPA)

Prof.ª Dr.ª Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira (UFRA)

Prof.ª Dr.ª Tamara Lima Martins Faria (UFPA)

Prof. Dr. Magnus Emmendoerfer (UFV)

Prof.ª Dr.ª Yana Moura de Sousa Fadul (UFRA)

 

5. Marketing e Inovação na Amazônia

Este grupo de trabalho (GT) discutirá estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de mercado, levando em conta parâmetros relacionados a inovação tecnológica, sustentabilidade, economia de mercado, redes sociais digitais e características de consumidores e empresas para mudanças e adaptações a novas realidades. Estudos de economia, marketing, sistemas de informação, estratégia de marketing e mercado, desenvolvimento de novos produtos, comunicação digital e transformação digital serão aceitos para discutir, analisar e fazer parte das sessões ligadas a este GT.

Coordenadores:

Prof. Dr. Emílio José Montero Arruda Filho (UNAMA/UFPA)

Prof. Dr. Everaldo Marcelo Souza da Costa (UNAMA)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste sistema de submissão serão usados exclusivamente para os serviços prestados para realização do evento e publicação do anais, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.