COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA GESTÃO PÚBLICA: Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e o Caso do BRT - Belém

Autores

  • Luiz Gustavo Barbalho Padrão Universidade Federal do Pará e Unama.
  • Gilberto De Miranda Rocha

Palavras-chave:

Comunicação Pública. Comunicação Organizacional. Accountability. BRT-Belém. Prefeitura de Belém

Resumo

A análise da importância da comunicação na gestão pública, abordando os aspectos referentes às ferramentas de comunicação e a forma como devem ser utilizadas, a partir do caso da obra do BRT-Belém, é o objeto de estudo deste trabalho. O objetivo consistiu em analisar o projeto, desde a sua apresentação à população: como foi realizada a comunicação pública, as ferramentas utilizadas e seus resultados. O entendimento do conceito de comunicação pública se dá a partir de uma visão holística, na qual o processo comunicativo deve ser integrado, independentemente de suas características: comunicação interna, mercadológica ou institucional. Esta integração é conceituada como comunicação organizacional. Neste sentido, busca-se que as estratégias comunicativas adotadas pela organização sejam convergentes a um resultado, que é justamente o propósito da organização. No caso das organizações públicas, o propósito é a sociedade e o bem comum a todos ou a maioria dos cidadãos. Para atingir esse fim, a comunicação se torna fundamental. É ela que mantém a sociedade informada sobre o andamento da gestão pública, suas decisões, investimentos, realização de obras e campanhas públicas. A ferramenta da comunicação pública é determinante para manter uma relação harmoniosa, de respeito e de confiança entre a gestão pública e a sociedade. No caso do BRT-Belém, o processo de interação entre a gestão pública e os meios de comunicação não foi efetivo, conforme veremos ao longo deste trabalho. Este tipo de posicionamento das instituições pode resultar na omissão de informações, informações desencontradas e, até mesmo, exposição negativa na mídia. Estes resultados podem ser vistos no projeto BRT-Belém.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Barbalho Padrão, Universidade Federal do Pará e Unama.

Graduado em Comunicação Social, com habiltação em jornalismo, pela UNAMA. Pós-graduado em Gestão de Cidades e Sustentabilidade pela UFPA. Exerceu a função de repórter em emissoras de TV e Rádio durante 6 anos.

Gilberto De Miranda Rocha

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Publicado

2014-02-01

Edição

Seção

2016 Eixo 1_Práticas de Gestão, Inovação e Competitividade