CLIQUE AQUI PARA FINALIZAR SUA COMPRA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DE E-COMMERCE PERTENCENTE À GERAÇÃO Y

Autores

  • Karluciane Socorro Nascimento Viana Estácio Castanhal
  • Maria Gerlene Sousa Silva Estácio Castanhal
  • Ana Paula da Silva Costa Bacharel em Administração – Estácio Castanhal
  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano Universidade da Amazônia- UNAMA

Palavras-chave:

E-commerce, Comportamento do Consumidor, Geração Y, Hedonismo

Resumo

O presente estudo objetiva identificar fatores comportamentais que influenciam na decisão de uso do e-commerce pelos indivíduos da Geração Y, oportunizando a construção de categorias de consumidores específicos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como aporte metodológico. A partir das análises oriundas das entrevistas, foram identificadas 4 (quatro) categorias de usuários pertencentes à geração Y, sendo estas: pesquisadores de experiências customizadas e conectadas, exploradores do online e off-line (omnichannel), consumidores importadores, atraídos pelo prazer em “finalizar a compra”. Os resultados indicaram que elementos como interfaces amigáveis com sugestões alternativas presentes no e-commerce, o sortimento de produtos disponíveis, produtos exclusivos e que gerem status social, de outras regiões com preços reduzidos, identificação de vantagens por meio da pesquisa em multicanais, facilidade de acesso ao e-commerce, acesso por meio de plataformas móveis, facilidade de pagamentos, benefícios pós-venda, vantagens relacionadas ao frete logístico e disponibilidade de produtos se apresentam como fatores de fronteira que influenciam os consumidores da Geração Y a utilizarem o e-commerce como ferramenta de consumo no ambiente virtual.

Biografia do Autor

Karluciane Socorro Nascimento Viana, Estácio Castanhal

Bacharel em Administração – Estácio Castanhal

Maria Gerlene Sousa Silva, Estácio Castanhal

Bacharel em Administração – Estácio Castanhal

Ana Paula da Silva Costa, Bacharel em Administração – Estácio Castanhal

Bacharel em Administração – Estácio Castanhal

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia- UNAMA

Doutorando (2018 - 2021) e Mestre (2013-2014) em Administração pela Universidade da Amazônia-UNAMA, com período sanduíche na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) pelo Projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2008-2011) e graduando em Administração pela Estácio FAP (2017-2021). Integrante do grupo de pesquisa em Marketing Tecnológico-MKT da Universidade da Amazônia - UNAMA, desenvolve estudos sobre o comportamento do consumidor de produtos tecnológicos, tendo diversos artigos publicados em revistas como Journal of High Technology Management Research e International Journal of Business Information Systems. Coordenou os cursos de Administração, Ciências Contábeis e o setor de Extensão da Faculdade Estácio Castanhal e foi professor assistente da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, estando responsável por diversas disciplinas nas áreas de Gestão e Negócios, como Administração de Marketing, Comércio Exterior e Gestão de Pequenas Empresas.

Downloads

Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO7: Jovens Pesquisadores