CLIENTE INTERNO COMO FATOR CHAVE DA EMPRESA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES DO SETOR DE AÇAÍ

Autores

  • Liandra Caroline Gross Melo Faculdade Estácio Castanhal
  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano Universidade da Amazônia- UNAMA

Palavras-chave:

Cliente Interno, Comunicação Interna, Estratégia, Açaí, Endomarketing.

Resumo

Este estudo trata sobre os desafios e benefícios da implantação do programa de endomarketing em organizações que atuam no setor produtivo do açaí na cidade de Castanhal – PA. O objetivo do estudo é identificar as formas de utilização das ferramentas e ações de endomarketing, suas finalidades e como as mesmas contribuem para o avanço das empresas deste setor. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das empresas do setor estudado. Os resultados obtidos apontam que mesmo com a utilização e execução das ferramentas e ações de endomarketing, as empresas ainda encontram desafios como a resistência de alguns colaboradores diante da integração dessas ações devido a sazonalidade, a dificuldade de acesso aos equipamentos e instrumentos de comunicação, ferramentas tecnológicas, e a informalidade no processo de comunicação interna.

Biografia do Autor

Liandra Caroline Gross Melo, Faculdade Estácio Castanhal

Bacharel em Administração - Faculdade Estácio Castanhal

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia- UNAMA

Doutorando (2018 - 2021) e Mestre (2013-2014) em Administração pela Universidade da Amazônia-UNAMA, com período sanduíche na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) pelo Projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2008-2011) e graduando em Administração pela Estácio FAP (2017-2021). Integrante do grupo de pesquisa em Marketing Tecnológico-MKT da Universidade da Amazônia - UNAMA, desenvolve estudos sobre o comportamento do consumidor de produtos tecnológicos, tendo diversos artigos publicados em revistas como Journal of High Technology Management Research e International Journal of Business Information Systems. Coordenou os cursos de Administração, Ciências Contábeis e o setor de Extensão da Faculdade Estácio Castanhal e foi professor assistente da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, estando responsável por diversas disciplinas nas áreas de Gestão e Negócios, como Administração de Marketing, Comércio Exterior e Gestão de Pequenas Empresas.

Downloads

Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO7: Jovens Pesquisadores