EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA

Autores

  • Adriana do Nascimento Moraes universidade federal rural da amazonia
  • Camila Trindade Costa UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
  • Vanessa Silva Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
  • Ana Paula de Andrade Sardinha UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA

Palavras-chave:

educação ambiental, sustentabilidade, SEMMA, SEMED

Resumo

Considerando a crescente discursão sobre as questões ambientais, torna-se cada vez mais importante a busca por mecanismos que possibilitem o desenvolvimento de forma sustentável. Desse modo, a Educação Ambiental é uma forma de conscientizar a sociedade sobre a melhor utilização dos recursos naturais, passando assim a ter uma postura sustentável, na qual o uso consciente dos recursos não prejudique as gerações futuras. Para a elaboração deste artigo fez uma revisão na literatura sobre educação ambiental e sustentabilidade realizada através de pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, com o objetivo de descrever ações voltadas para uma educação ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) no município de Tomé Açu. Os dados foram coletados a partir de entrevistas realizadas nas secretárias em estudo. Os resultados mostram que apesar da grande importância da Educação Ambiental e da sustentabilidade para a qualidade de vida das pessoas, ela não está sendo trabalhada de forma efetiva no município, visto que poucas escolas têm projetos voltados para a temática.  Sendo assim, faz-se necessário uma maior aplicabilidade da educação ambiental junto as escolas e comunidade, afim de promover a sustentabilidade no município.

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Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO7: Jovens Pesquisadores