COWORKING COMO ESPAÇOS INTELIGENTES DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO, PRODUÇÃO E CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA PARA A CIDADE DE BELÉM

Autores

  • Raimundo Renato Coelho de Souza UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Mauro Margalho Coutinho UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Palavras-chave:

Coworking, Smart place, Economia compartilhada, Smart city, Parceria público-privado.

Resumo

O advento da internet possiblitou várias transformações no mundo. Hoje, cidades localizadas nos mais reconditos lugares do planeta podem acessar informações em tempo real de forma interativa. Neste sentido este estudo tem como objetivo propor a consecução de um Smart Place, na forma de Coworking, em uma parceria público privado, entre Governo municipal e uma IES – Instituição de Ensino Superior, que possibilite a congregação de empresas, acadêmicos, profissionais liberais, empreendedores e Governo. A mundança do foco do individal para o colaborativo construiu novos cenários, nos quais se trabalha com a perspectiva de abundância em detrimento de um estado de escassez. A partir desta visão iniciou-se no mundo um conceito de espaço de trabalho compartilhado que foi denominado de Coworking, nos quais empresas, profissicionais e academicos podem trabalhar, cohabitar, interagir e trocar informações e conhecimentos, que enriquecem o ecosistema empreendedor, academico e corporativo. A pesquisa teve cunho descritivo e foi elaborada com base no método qualitativo. Foi realizada pesquisa bibliográfica em sites que abordam o tema como: Coworking Brasil, Wework; líder mundial em Coworking e no site do Governo do Estado de Paulo. Ao longo deste trabalho foram trazidos elementos que compõem o cerário dos espaços inteligentes na forma de Coworking no Brasil e em Belém. A discussão teórica e a análise dos resultados possibilitaram a visão de que a implantação de um Coworking em parceria publicoprivado pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico e empreendedor da cidade.

Biografia do Autor

Raimundo Renato Coelho de Souza, UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Esp. Em Gestão Estratégica de Marketing pelo CESUPA – Centro Universitário do Pará. Mestrando em Administração pelo PPAD – Programa de Pós-Graduação em Administração - UNAMA – Universidade da Amazônia

Mauro Margalho Coutinho, UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Pós-Doutorado na Universidade do Arizona –Tucson. Prof. Dr. Engenharia Elétrica. Professor Titular do PPAD – Programa de Pós-Graduação em Administração - UNAMA – Universidade da Amazônia

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Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO3: Relações Sociedade, Estado e Mercado para o Desenvolvimento