A QUESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA

Autores

  • Monique Helen Cravo Soares Farias Núcleo de Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional (NUPAD)/ Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Norma Ely Santos Beltrão Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Christian Nunes da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desmatamento, Meio Ambiente.

Resumo

A dinâmica do desenvolvimento regional da Amazônia, que até os anos 70 era considerada como uma região extremamente periférica, foi alterada radicalmente, dadas as mudanças socioeconômicas, culturais, políticas e espaciais sofridas, bem como os problemas socioambientais que resultaram destes processos. A transformação gradual da Floresta Amazônica, lançada pelo avanço da "frente econômica”, criou uma vasta área com rápido declínio de cobertura florestal na forma de um grande arco, que vai desde a parte mais ocidental do Estado do Acre, região transversal do sul do Amazonas, sul do Pará e norte de Rondônia e Mato Grosso até a fronteira do Estado do Pará com os Estados de Tocantins e Maranhão. As causas do desmatamento mudam constantemente à medida que surgem novas pressões. Sabendo que a dinâmica dos desmatamentos é singular para cada estado da Amazônia, oriunda de diferenciadas políticas fundiárias e processos de formação, este trabalho tem por objetivo traçar um panorama sobre as políticas públicas que visem a redução do desmatamento e criação de condições para se estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, dando ênfase a sua atuação no estado do Pará.

Biografia do Autor

Monique Helen Cravo Soares Farias, Núcleo de Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional (NUPAD)/ Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialização em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR/ UFPA). Integrante do Núcleo de Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional (NUPAD), vinculado ao Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisadora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA).

 

Norma Ely Santos Beltrão, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, atuando no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Doutora em Economia Agrícola; lider do grupo de pesquisa NUPAD - Núcleo de pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional.

Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-doutor em Desenvolvimento Regional (PPGMDR/UNIFAP). Pesquisador do Grupo Acadêmico a Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq). Docente da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará e Professor Permanente dos programas de pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPA - Mestrado e Doutorado Acadêmico) e do Mestrado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA). 

Downloads

Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO3: Relações Sociedade, Estado e Mercado para o Desenvolvimento