Divulgação de informações socioambientais na área educacional: um estudo co empresas de serviços educacionais listadas na BM&FBOVESPA.

Autores

  • Patrícia Martins Lima Ferreira UNAMA - Universidade da Amazônia
  • Marcia Athayde Moreira Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Gestão Socioambiental, Teoria da Divulgação, Grupos Educacionais, Stakeholders, Mercado de Capitais.

Resumo

Este estudo tem o propósito de identificar a partir das alterações ocorridas no mercado, o nível de gestão socioambiental de seis empresas do setor educacional listadas junto ao site BM&FBOVESPA através de seus sítios institucionais. Deste modo, o ensaio destaca como objetivo geral investigar se estas organizações de capital aberto apresentam relatório socioambiental, sob o enfoque da Teoria da Divulgação no modelo da Global ReportingIniative (GRI). Nesta perspectiva, a pesquisa em contabilidade através da Economia da Informação, relaciona o disclosure contábil com a redução da assimetria da informação, como útil para tomada de decisão para os agentes de interesse, stakeholders, a partir de categorias como Divulgação Baseada em Associação, Divulgação Baseada em Julgamento e Divulgação Baseada em Eficiência. A abordagem teórica evidencia que empresas com melhor reputação, exibem maiores níveis de disclosure social e ambiental, contudo esta realidade ainda encontra-se distante do setor educacional que não utiliza em seu relatório financeiro e contábil da Bolsa de Valores a evidenciação de dados de sustentabilidade, a não ser o pilar econômico como um diferencial de mercado, embora algumas assinalem através de sua governança corporativa a sustentabilidade como fator competitivo através de seus websites institucionais.

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Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO2: Práticas de Gestão Organizacional