Método de design instrucional para desenvolvimento de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior de grande porte.

Autores

  • Rosana Augusto Chagas Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Fernando Pessoa (UFP/PT) http://orcid.org/0000-0002-1876-926X
  • Thiago Dias Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nuno Magalhães Ribeiro Universidade Fernando Pessoa (UFP/PT)

Palavras-chave:

Trilhas de Aprendizagem, Design Instrumental, Mapeamento de Competências

Resumo

Trilhas de aprendizagem têm sido descrita como caminhos alternativos que o aprendiz pode seguir para desenvolver as competências necessárias a instituição. Assim, para desenvolver uma dada competência, o aprendiz poderia escolher um curso presencial, um curso a distância ou a leitura de um livro, por exemplo. A despeito de suas inúmeras vantagens serem amplamente descritas na literatura, são raros os trabalhos que discutem a metodologia para formatação de trilhas. O presente trabalho avalia a utilização da metodologia de Design Instrucional para a construção de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior. Na primeira fase do trabalho, um mapeamento de competências foi conduzido para avaliar que competências possuíam um maior grau de lacunas. Na segunda fase, as competências com alta lacuna e com necessidade de capacitação de muitos aprendizes foram decompostas em objetivos instrucionais de acordo com a metodologia de design instrucional. Na terceira fase, avaliações de aprendizagem foram aplicadas com todos os participantes antes e depois do contato dos mesmos com cada trilha de aprendizagem. Os dados da avaliação constataram 75% de acréscimo de repertório comportamental depois da conclusão das trilhas de aprendizagem pelos aprendizes, tanto nas trilhas presenciais quanto nas trilhas a distância. A metodologia de design instrumental para a construção de trilhas parece ser promissora, todavia, um alto índice de evasão nas trilhas a distância deve ser analisado com cuidado.

Biografia do Autor

Rosana Augusto Chagas, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Fernando Pessoa (UFP/PT)

Graduada em Administração, especialista em Sistemas de Informações Gerênciais e Mestra em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda em Ciência da Informação, Tecnologia e Gestão pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/PT). Administradora junto a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA. Linhas de Pesquisa: Gestão Pública de Pessoas com ênfase em gestão por competências e trilhas de aprendizagem por competências.

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências na administração pública, prestando consultoria para diferentes órgãos federais e estaduais.

Nuno Magalhães Ribeiro, Universidade Fernando Pessoa (UFP/PT)

Possui doutorado em PhD in Computer Science - University of York (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Fernando Pessoa. Tem experiência na área da Engenharia Informática com ênfase em Multimédia, Design de Interação (HCI) e Deenvolvimento de Aplicações para a Educação. Doutor em Computer Science (Ph.D.) pela Universidade de York (U.K.) na área das Interfaces Multimédia Inteligentes. Mestre e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Informática e Sistemas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Coordenador de Cursos da Área Científica de Informática da UFP: Licenciatura (1º ciclo) e Mestrado (2º ciclo) em Engenharia Informática, ramos Sistemas de Informação Multimédia e Computação Móvel; Curso de Especialização Tecnológica em Programação de Aplicações Web (CET-PAW) e Pós-graduação em Gestão e Administração de Redes Windows (PG-GARW). Docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFP, leciona unidades curriculares de Multimédia e Tecnologias Interativas, Codificação e Representação Multimédia, Sistemas Digitais e Eletrónica Aplicada. Autor de livros técnicos "Multimédia e Tecnologias Interativas", publicado pela FCA (atualmente na 5ª edição), "Tecnologias de Compressão Multimédia", publicado pela FCA, "Enhancing Digital Information Awareness: Humanising User Interfaces with Speech-based Assistants", publicado pela VDM Verlag e "Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação", publicado pelas Edições da UFP (atualmente na 2ª edição). Investigador no Centro de Estudos e Recursos Multimediáticos da UFP (CEREM), nas áreas de Visão por Computador, Realidade Aumentada e Open Linked Data. Orientador de doutoramentos em Computação Emocional e Visualização de Informação Multimédia. Participou em projetos de I&D no Centro Multimédia da Universidade do Porto (CMUP) e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).

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Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO4: Estratégia e Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Universidades