IMPORTÂNCIA DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR A ECONOMIA PRODUTIVA DO AÇAÍ NO MUNICÍPIO DE BREVES

Autores

  • Evelyn Lopes Freires UFPA
  • Alana Paula de Araújo Aires UFPA
  • Herbert Maracaípe Mendes UNIFESSPA - Campus Marabá
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes UFPA

Palavras-chave:

açaí, arranjo produtivo local, desenvolvimento endógeno

Resumo

O Brasil abriga uma rica biodiversidade com mais de 20% do total de espécies do planeta. A oferta de produtos da sociobiodiversidade ao mercado está diretamente relacionada à capacidade de implementação de suas respectivas cadeias de valor, no qual o desenvolvimento de cada elo da cadeia produtiva está sendo viabilizado pela estruturação de Arranjos Produtivos Locais – APL’s. Os APL’s são agrupamentos de empreendimentos de um mesmo ramo, localizados em um mesmo território, que mantêm algum nível de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com os demais atores locais: governo, pesquisa, ensino, instituições de crédito. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do APL como estratégia de potencializar a economia produtiva do açaí no município de Breves. A metodologia utilizada se pautou inicialmente um uma pesquisa exploratória, a partir do material bibliográfico e documental (consultas em livros, teses, dissertações e artigos científicos), objetivando-se possibilitar maior familiaridade com o problema e a área pesquisada, bem como fundamentar e compreender os conceitos relacionados ao tema central da pesquisa. Resultados da pesquisa apontam que o município de Breves representa um quadro de produção de açaí ainda muito incipiente se comparado com outras regiões da Mesorregião do Marajó, logo o APL se constitui como um instrumento fundamental para combater a desigualdade territorial, promovendo assim o desenvolvimento endógeno sob o ponto de vista de articulações entre os elos de sua cadeia.

Biografia do Autor

Evelyn Lopes Freires, UFPA

Técnica de Laboratório - Área Ciências, no IFPA, Campus Breves

Engenheria Ambiental e Engenheira de Segurança do Trabalho

Alana Paula de Araújo Aires, UFPA

Especialiazada em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas com foco em comunicação Ciêntifíca.

Graduada em Economia - UFPA

Herbert Maracaípe Mendes, UNIFESSPA - Campus Marabá

Graduando em Agronomia - UNIFESSPA
Técnico Agrícola

Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, UFPA

Graduado em Geologia (1996), Mestre em Geofísica (2000) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2005), sempre pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. É professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM) desde 2010 e vice coordenador deste Programa desde 2014. Foi vice presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC) de 2014 a 2016. Permanece como diretor da BACMAC. Líder do Grupo de Pesquisas Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente (GPAC Amazônia) desde 2007. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em especial, Água Subterrânea, Água da Chuva, Indicadores de Sustentabilidade e Uso da Água.

Downloads

Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO6: Arranjos Produtivos e Desenvolvimento da Amazônia