A AGRICULTURA FAMILIAR COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Igor Luiz Fernandes Corrêa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - PPGEDAM
  • Rosana Quaresma Maneschy UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - PROFESSORA DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
  • Mário Vasconcellos Sobrinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - PROFESSOR DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE

Palavras-chave:

Agricultura familiar, desenvolvimento territorial, Amazônia.

Resumo

O presente artigo tem como proposta contribuir para a discussão sobre a agricultura familiar e o desenvolvimento territorial na Amazônia, analisando os limites e potencialidades deste segmento para a promoção do desenvolvimento pela abordagem territorial. No decorrer do texto apresentam-se os principais conceitos teóricos de desenvolvimento territorial, as características gerais da agricultura familiar (destacando as unidades familiares de produção da região amazônica), suas potencialidades e limitações, relações sociais e a perspectiva governamental de lidar este segmento através de suas ações. Para realização deste artigo foi realizada pesquisa exploratória descritiva, onde levantou informações bibliográficas e documentais sobre o objeto de estudo, além das interações resultante. Diante das informações percebeu-se que a agricultura familiar possui potencial para ser uma alternativa para promoção do desenvolvimento territorial na Amazônia, contudo necessita fortalecer as organizações sociais a fim de criar alternativas para ultrapassar as barreiras limítrofes para um desenvolvimento diferenciado em relação ao paradigma estabelecido.

Biografia do Autor

Igor Luiz Fernandes Corrêa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - PPGEDAM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2012), especialização em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará - UFPA (2017) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM, vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente – NUMA – da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Rosana Quaresma Maneschy, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - PROFESSORA DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1999), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Ciências Agrárias, área de concentração em Agroecossistemas da Amazônia, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008). Atualmente é Professora Associado I da Universidade Federal do Pará, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). É professora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional ?Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia? do NUMA/UFPA. É Editora-chefe da Revista Agroecossistemas, periódico que prioriza publicar trabalhos com o uso da abordagem sistêmica e interdisciplinar (www.periodicos.ufpa.br/index.php/agroecossistemas/index). É líder do grupo de pesquisa "Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Inovação Tecnológica na Amazônia" (http://www.grupotaua.ufpa.br/).Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sistemas agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio-Ambiente e Agrárias, Agroecologia, Agrossilvicultura, Sistemas Agroflorestais, Extrativismo vegetal, Sistema silvipastoril, Suplementação mineral e conteúdo mineral de forrageiras, Pesquisa ação e Pesquisa participativa.

Mário Vasconcellos Sobrinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - PROFESSOR DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE

Economista (1987), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2000). PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Pós-doutor em Gestão Pública e Governo (2015) pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Universidade Federal do Pará, professor Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA), programa o qual coordenou entre fevereiro de 2012 a Janeiro de 2016. É pesquisador e professor titular da Universidade da Amazônia onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Gestão do Desenvolvimento. Tem experiência nas áreas de (1) Desenvolvimento e Meio Ambiente e (2) Universidade e Inovação. Os estudos estão focados nos seguintes temas: políticas públicas e gestão do desenvolvimento, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local com ênfase na discussão sobre governança (ambiental; territorial; pública; social), participação social, gestão social, parcerias e cidades sustentáveis; universidade e pesquisa, universidade e inovação. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Atuou como líder de Tema 5 "Casos e Aplicações em Políticas Públicas" do EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e do ENAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança (2013 - 2017). Atuou como líder do tema 19 "Gestão social e governança territorial e ambiental em múltiplos territórios" do ENAPEGS - Encontro Nacional de pesquisadores em Gestão Social" (2015). Consultor Ad Hoc da FAPESPA, CAPES, FUNADESP e outras agências de fomento à Pesquisa. Coordenador dos programas acadêmicos da Câmara Temática I da Área Interdisciplinar da CAPES (Portaria 134-CAPES de 13/06/2018).

Downloads

Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO3: Relações Sociedade, Estado e Mercado para o Desenvolvimento