INDICADORES DE QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO AVALIADOR E DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Paulo Cesar Chanan-Silva Mestrando na Universidade do Amazonas; Centro Universitário Maurício de Nassau de Recife
  • Luciana Rodrigues Ferreira Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA) http://orcid.org/0000-0002-7043-0765

Palavras-chave:

Sistema Nacional de Avaliação, Gestão Institucional, Avaliação de Cursos, Avaliador.

Resumo

No presente trabalho analisa a influência das características de avaliadores e Comissões de Avaliação sobre o conceito obtido na dimensão didático-pedagógica, constante do instrumento de avaliação utilizado pelo INEP/MEC, para avaliar a qualidade de cursos de graduação no Brasil. A metodologia se desenha como estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando-se os seguintes procedimentos metodológicos: a) revisão bibliográfica; e b) mapeamento de dados com análise estatística, sob as variáveis: a formação de graduação dos avaliadores, a titulação máxima dos avaliadores, o modelo de gestão das Instituições de origem dos avaliadores e a origem geográfica dos Avaliadores e, como variável resposta, o conceito atribuído pelas Comissões às avaliações realizadas, sob condições controladas, de cursos de administração. Após análise estatística direta dos resultados observou-se uma relação entre as características dos avaliadores/Comissões de Avaliação e os conceitos emitidos, não sendo possível, inferir se tais avaliações (dentro das condições averiguadas) são capazes de induzir a qualidade nos cursos avaliados, objetivo primordial dos processos avaliativos desenvolvidos pelo INEP/MEC.

Biografia do Autor

Luciana Rodrigues Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA)

Doutora em Educação, na Linha de Estado, Politicas Publicas e Formacao Humana, pela Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar), São Paulo. Mestre em Educação na linha de Politicas Publicas Educacionais. Servidora da Escola de  Governança Pública do Estado do Pará  (EGPA) e Professora da Universidade da Amazônia, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração. E bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado pela Capes/PPGE/UFPA.

 

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Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO4: Estratégia e Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Universidades