CONSUMO COLABORATIVO VERSUS ECONOMIA COMPARTILHADA: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS

Autores

  • Suzana Saraiva da Costa Noronha UNAMA - ALCINDO CACELA
  • Emilio Jose Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Josevana de Lucena Rodrigues Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Consumo Colaborativo, Economia Compartilhada, Consumo Tecnológico, Comportamento do Consumidor.

Resumo

Este trabalho é um ensaio teórico que está em desenvolvimento, objetivando refletir conceitualmente sobre as relações discursivas de consumo colaborativo e economia compartilhada, compreendendo suas aproximações e diferenças a partir do contexto do comportamento do consumidor com produtos tecnológicos. Desta forma, desenvolve-se uma revisão teórica sobre os três conceitos envolvidos: consumo colaborativo, economia compartilhada e consumo de produtos tecnológicos. Como reflexões finais se pondera que existem diferenças cruciais entre os dois primeiros construtos, implicando em perspectivas incompletas para a avaliação de processos de consumo que abarquem a colaboração, o compartilhamento e o uso tecnológico. Aponta-se também para uma agenda de continuidade da pesquisa em que entrevistas em profundidade, podem ser utilizadas para a obtenção de dados que corroborem com o desenvolvimento das ideias de consumo colaborativo e compartilhamento em ambiente tecnológico.

Biografia do Autor

Suzana Saraiva da Costa Noronha, UNAMA - ALCINDO CACELA

SUZANA SARAIVA DA COSTA NORONHA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO (UNAMA)

BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Emilio Jose Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPAD) na UNAMA. UNIVERSIDADE DA AMAZONIA

Josevana de Lucena Rodrigues, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda em Administração (UNAMA)

Downloads

Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO7: Jovens Pesquisadores