O ENGAJAMENTO NO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL: UMA PESQUISA COM SERVIDORES NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL.

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues Moreira Universidade Federal do Pará
  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará
  • Matheus rodrigues Melo de Souza Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Engajamento no trabalho, UWES-17, Administração pública, Gestão de Pessoas, Comportamento organizacional.

Resumo

O engajamento é um tema emergente na psicologia organizacional e exprime um comportamento fisicamente envolvido, cognitivamente vigilante e emocionalmente conectado com a atividade laboral. Este construto é formado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Os profissionais engajados mostram maior iniciativa e entusiasmo para superar os desafios que as tarefas exigem. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as características e a intensidade do engajamento no trabalho entre servidores públicos em um instituto no estado do Pará. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey, com a utilização do Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17). A amostra foi formada por 100 servidores, selecionados em amostragem não probabilística por julgamento. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva, correlacional e multivariada. Os resultados mostraram elevada consistência interna e engajamento com intensidade intermediária em todas as dimensões do construto. A análise de agrupamentos revelou três grupos denominados, conforme a intensidade no engajamento, em baixo (15%), médio (49%) e alto engajamento (15%). As conclusões recomendam investimentos em estratégias de gestão de pessoas, especialmente para equilibrar as demandas do trabalho aos recursos pessoais e organizacionais, que é uma forma de aumentar o engajamento e evitar o adoecimento laboral.

 

Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Pará

Atualmente é graduanda em Administração da Universidade Federal do Pará e bolsista PIBIC no projeto "Engajamento no Trabalho entre Servidores Públicos Estaduais: uma investigação no Instituto de Terras do Pará". Tem experiência na área de Ciência Sociais aplicadas, com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Possui, também, conhecimentos na área de Ciências Políticas, estudando o tema entre os anos de 2012 e 2015.

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

outor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Estudos Organizacionais, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Matheus rodrigues Melo de Souza, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Ferroviária e Logística pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Naval (PPGENAV/UFPA) na área de Transporte Aquaviário. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa do Pará (FADESP) em 2015 para auxiliar nos pedidos de aquisição de materiais pelo projeto de implantação do Laboratório de Materiais Ferroviários (AMAZONFERR). Foi monitor de Informática Aplicada à Engenharia e Desenho Técnico no período de (2015/2016) pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), atuando com MATLAB, Mathcad e AutoCAD.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 2 - Gestão, competitividade, contabilidade, transparência e governança de entidades públicas e privadas