O ENGAJAMENTO NO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL: UMA PESQUISA COM SERVIDORES NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL.
Palavras-chave:
Engajamento no trabalho, UWES-17, Administração pública, Gestão de Pessoas, Comportamento organizacional.Resumo
O engajamento é um tema emergente na psicologia organizacional e exprime um comportamento fisicamente envolvido, cognitivamente vigilante e emocionalmente conectado com a atividade laboral. Este construto é formado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Os profissionais engajados mostram maior iniciativa e entusiasmo para superar os desafios que as tarefas exigem. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as características e a intensidade do engajamento no trabalho entre servidores públicos em um instituto no estado do Pará. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey, com a utilização do Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17). A amostra foi formada por 100 servidores, selecionados em amostragem não probabilística por julgamento. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva, correlacional e multivariada. Os resultados mostraram elevada consistência interna e engajamento com intensidade intermediária em todas as dimensões do construto. A análise de agrupamentos revelou três grupos denominados, conforme a intensidade no engajamento, em baixo (15%), médio (49%) e alto engajamento (15%). As conclusões recomendam investimentos em estratégias de gestão de pessoas, especialmente para equilibrar as demandas do trabalho aos recursos pessoais e organizacionais, que é uma forma de aumentar o engajamento e evitar o adoecimento laboral.