INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL: O PLANO DE MANEJO COMO POSSIBILIDADE ESTRATÉGICA DE MATERIALIZAÇÃO DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO

Autores

  • Sara Francisca Corrêa Dias Ramos Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) http://orcid.org/0000-0001-6568-6187
  • Roble Carlos Tenório Moraes Universidade de Brasília (UnB), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação. http://orcid.org/0000-0003-0347-8766
  • Aquiles Vasconcelos Simões Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)
  • Evelyn Lopes Freires Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) http://orcid.org/0000-0003-3788-7154

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, RESEX Ipaú-Anilzinho, Zoneamento Ecológico Econômico, Plano de Manejo

Resumo

O presente trabalho é fruto das apreensões teórico-metodológicas construídas no âmbito do curso formativo de Instrumento de Gestão Ambiental (2018), realizado no Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica e documental, com intuito de refletir sobre o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) tendo o Plano de Manejo da RESEX Ipaú-Anilzinho como objeto de aproximação mediativo. O foco da discussão gira em torno do Plano de Manejo não instituído na reserva e as respectivas apreensões sobre instrumentos de gestão ambiental. Como notas conclusivas apresentaram-se as possibilidades de reverter algumas problemáticas da RESEX com a consolidação do ZEE para aprovação do plano de manejo.

Biografia do Autor

Sara Francisca Corrêa Dias Ramos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Roble Carlos Tenório Moraes, Universidade de Brasília (UnB), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação.

Doutorando em Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Aquiles Vasconcelos Simões, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)

Doutor em Ciências Sociais, socioantropologia do Desenvolvimento, pela Universisité de Toulouse II,
professor associado da UFPA.

Evelyn Lopes Freires, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 1 - Governança, gestão socioambiental e cooperação de redes interorganizacionais