RECURSOS ESPECÍFICOS E SUA ATIVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: O CASO DA FITOTERAPIA POPULAR EM MARAPANIM-PA

Autores

  • Ailton Castro Pinheiro Universidade Federal do Pará
  • Wagner Luiz Ramos Barbosa Núcleo de Meio Ambiente da UFPA
  • Mário Vasconcellos Sobrinho Núcleo de Meio Ambiente da UFPA

Palavras-chave:

Recurso Específico, Ativos, Plantas Medicinais.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a formação e ativação de Recursos Específicos na área de Fitoterapia Popular na Amazônia Paraense. Para isso foi realizada uma pesquisa participante, documental e bibliográfica com foco na cidade de Marapanim-PA que se destaca por possuir uma associação de mulheres que a mais de 20 anos pratica a fitoterapia popular e por ter aprovado, em 2019, o seu programa municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O resultado evidencia que o Recurso Específico foi fruto de um longo aprendizado onde a parceria com a universidade foi fundamental para a criação de tecnologias apropriadas, a exemplo da biotecnologia social, porém a ativação efetiva desse recurso é ainda um desafio neste território.

Biografia do Autor

Ailton Castro Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2012), com especialização em Auditoria e Perícia pela Escola Superior da Amazônia; com mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará. Em (2008-2012) atuou como bolsista(pesquisa/extensão) no âmbito do Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários-PITCPES/UFPA onde desenvolveu o monitoramento/diagnóstico de cooperativas e associações, assessoria técnica na área contábil, pesquisas e cursos de capacitação na área de contabilidade de custo e controles financeiros. Como contador exerceu a função de Gerente de contabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) no período (2012-2015), cargo conquistado através da aprovação em primeiro lugar no concurso 001/2012 dessa secretaria. Nesse cargo desenvolveu atividades de prestação de contas para o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará-TCM-PA, para a Câmara Municipal de Belém e Conselho Municipal de Saúde e foi o contador responsável pela inserção de dados contábeis no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS). Foi aprovado em diversos concursos públicos na área contábil com destaque para (4ª lugar FMAE 2012; 1ª Lugar SESMA 2012; 1º Lugar UFPA 2015; 1ª Lugar IFPA 2015). De 2014 a 2015 foi docente da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Desde 2016, exerce o cargo de Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA-CAMPUS BELÉM). Onde coordenou o curso de Tecnologia em Gestão Pública e ministra as disciplinas: Orçamento Público, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Controle Interno na Administração Pública, Contabilidade Básica, Custo e Orçamento. É membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFPA. Integra o grupo de Pesquisa-Laboratório de Etnofarmácia Vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente da UFPA onde desenvolve pesquisa interdisciplinar através do diálogo entre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade de Custo e Contabilidade Ambiental com outros saberes principalmente: o saber tradicional, da economia, Saúde pública e do Direito.

Wagner Luiz Ramos Barbosa, Núcleo de Meio Ambiente da UFPA

Experiência acadêmica e Profissional: Farmacêutico Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980); Mestre em Química, Instituto Militar de Engenharia-RJ (1980) e Doutor em Ciências Naturais, Universidade de Bonn-Alemanha (1994). É Professor Titular da Universidade Federal do Pará na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Orientador de Mestrado nos PPG de Ciências Farmacêuticas; de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, e de doutorado no PPG de Inovação Farmacêutica. É revisor de vários periódicos nacionais e estrangeiros e Consultor do Comitê Técnico Temático de apoio à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, Acadêmico Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim-PA e do Conselho Deliberativo da RESEX MARINHA MESTRE LUCINDO, Marapanim-PA Estado do Pará. Desde 1997 é professor efetivo da Universidade Federal do Pará onde é Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF/ICS/UFPA). Tem experiência na área de Ciências Farmacêuticas, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Fitoquímica; Cromatografia Líquida de Alta Performance (LC-DAD e LC-MS) e Etnofarmácia e Políticas Públicas Interdisciplinares em Natureza, Saúde e Cidadania.

Mário Vasconcellos Sobrinho, Núcleo de Meio Ambiente da UFPA

Economista (1987), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2000). PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Pós-doutor em Gestão Pública e Governo (2015) pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Universidade Federal do Pará, professor Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA), programa o qual coordenou entre fevereiro de 2012 a Janeiro de 2016. É pesquisador e professor titular da Universidade da Amazônia onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Gestão do Desenvolvimento. Tem experiência nas áreas de (1) Desenvolvimento e Meio Ambiente e (2) Universidade e Inovação. Os estudos estão focados nos seguintes temas: políticas públicas e gestão do desenvolvimento, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local com ênfase na discussão sobre governança (ambiental; territorial; pública; social), participação social, gestão social, parcerias e cidades sustentáveis; universidade e pesquisa, universidade e inovação. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Atuou como líder de Tema 5 "Casos e Aplicações em Políticas Públicas" do EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e do ENAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança (2013 - 2017). Atuou como líder do tema 19 "Gestão social e governança territorial e ambiental em múltiplos territórios" do ENAPEGS - Encontro Nacional de pesquisadores em Gestão Social" (2015). Consultor Ad Hoc da FAPESPA, CAPES, FUNADESP e outras agências de fomento à Pesquisa. Coordenador dos programas acadêmicos da Câmara Temática I da Área Interdisciplinar da CAPES (Portaria 134-CAPES de 13/06/2018). Pesquisador Bolsista Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora 2 do CNPq

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 4 - Governança, Participação Social e Transparência na Gestão Pública e Territorial