CAPTAÇÃO DE VALOR E CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO ACESSADOS PELA COOPERATIVA D’IRITUIA

Autores

  • Paula Francyneth Nascimento Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Osvaldo Ryohei Kato Embrapa Amazônia Oriental
  • Cyntia Meireles Martins Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Marcia Athayde Moreira Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Certificação, Cooperativismo, Novidades produtivas

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar os mercados acessados pela cooperativa D’Irituia e como ocorre a captura valor aos produtos. Para tal, optou-se neste estudo por uma abordagem quali-quantitativa. A pesquisa assumiu um caráter analítico descritivo e foi realizada junto a 29 cooperados ativos pertencentes à Cooperativa D’Irituia por meio de análise documental, entrevista em profundidade e aplicação de questionário. Destacou-se a produção de produtos florestais não madeireiros, a produção polpas e frutas in natura, sendo esta última a matéria-prima utilizada para a produção de doces, geleias, licores, e polpas, a principal forma de agregação de valor que gera novidade produtivas. Os dados revelaram os principais canais acessados pela cooperativa, sendo os seis principais: prefeitura municipal de Irituia, empresa Natura, restaurante Aprazível, empresa ASA, Citropar e Restaurante Dom Giuseppe e Trattoria. Sendo assim, constatou-se que a cooperativa depende de canais longos para vender sua produção. Sugere-se a elaboração de um plano de marketing, direcionado principalmente ao fortalecimento dos canais locais. É imprescindível ir em busca de certificação orgânica, uma vez que o certificado de conformidade traz aos consumidores uma maior credibilidade no modo como os alimentos foram produzidos. A identidade regional favorece a captação de valor, porém, a cooperativa funciona apenas como um veículo de facilitação de comercialização, que não captura valor. É essencial que a cooperativa se capacite para lidar com novos padrões de concorrência e que a sua decisão seja baseada em aspectos estratégicos.

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 6 - Gestão da inovação a serviço da cooperação, do desenvolvimento de redes de suprimentos e empreendedorismo