RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: análise das ações de sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Maranhão

Autores

  • Katy Maria Nogueira Morais UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA/UNAMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO/UEMA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO/TJMA http://orcid.org/0000-0001-7043-2704
  • Hugo Leonardo Ferreira Araujo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO/UEMA
  • Márcia Athayde Moreira UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA/UNAMA

Palavras-chave:

Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade, Tribunal de Justiça do Maranhão

Resumo

A importância da preservação do meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade passam a ser temas recorrentes nas organizações, sejam elas privadas ou públicas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar as ações do Tribunal de Justiça do Maranhão que vêm contribuindo para a sustentabilidade no Estado. A partir da análise de documentos, como relatórios, normas e regulamentos internos e externos, assim como matérias divulgadas no sítio eletrônico, foi possível descrever as medidas de sustentabilidade executadas pelo órgão, no período analisado de 2016 a 2019. Os resultados indicam que as ações implementadas estão vinculadas às áreas de saúde, como a parceria com a Universidade Federal do Maranhão, e oferta de serviços como assistência médica, nutricional, fisioterapêutica aos servidores; de educação, mediante treinamentos e palestras de sensibilização aos magistrados, servidores e terceirizados; econômica, redução de despesas com energia elétrica e telefonia, substituição de lâmpadas por modelos mais econômicos e as rotas inteligentes de transporte para entrega de material; social, por intermédio das parcerias com ONGs que atuam nas áreas de reciclagem e, finalmente, ambiental, como a substituição de copos descartáveis por canecas, aproveitamento da água de chuva e coleta seletiva de resíduos. Logo, depreende-se por meio deste estudo que as ações do Tribunal de Justiça estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Maranhão.

Biografia do Autor

Katy Maria Nogueira Morais, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA/UNAMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO/UEMA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO/TJMA

Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA, mestre em Administração pela EBAPE/FGV (2010), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFMA (2003) e graduada em Administracao pela UEMA (1998). Atualmente é Analista judiciário - Administrador - Tribunal de Justiça e Professor-Assistente da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, gestão da cadeia de suprimentos e planejamento.

Hugo Leonardo Ferreira Araujo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO/UEMA

Graduado em Administração de Empresas pela UEMA - Universidade Estadual do Maranhão e técnico em Logística pela Universidade Ceuma e g. Pós-graduando em Planejamento Estratégico Público e Privado na UEMA. Fui estagiário da Pro-Reitoria de Planejamento da UEMA,Tribunal de Contas do Maranhão na área de Auditoria Operacional e Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão na área administrativa. Possui experiência com planejamento, gestão por processos, gestão do patrimônio público e ferramentas de qualidade.

Márcia Athayde Moreira, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA/UNAMA

Atualmente fazendo pós-doutoramento em estratégia e empreendedorismo pela FGV-EAESP. Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010), mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2006), especialista em Magistério Superior pela Universidade Ceuma (2003) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (1999). Atua como professora e pesquisadora e realiza atividades de consultoria em desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo e em contabilidade gerencial, com ênfase em análise de investimentos, planejamento estratégico, implantação de sistemas de custos e controles.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 1 - Governança, gestão socioambiental e cooperação de redes interorganizacionais