A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE NOVOS GESTORES: Experimentos sociopedagógicos em uma IES no município de Abaetetuba/PA.

Autores

  • Breno Anderson Pereira Melo Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional de Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB/UFPA e Professor da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. E-mail: breno.anderson@yahoo.com.br http://orcid.org/0000-0003-3930-5138
  • Voyner Ravena Cañete Professora do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional de Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/UFPA. E-mail: ravenacanete@ufpa.br http://orcid.org/0000-0001-8528-3086

Palavras-chave:

Educação Superior, Administração, Complexidade Ambiental, Amazônia

Resumo

Este trabalho analisa o processo de formação dos bacharéis em Administração na cidade de Abaetetuba/PA e sua capacidade de promover a compreensão da complexidade das questões ambientais particularmente sobre cenários de risco, o estudo contribui apresentando uma proposta didática que utiliza a pedagogia baseada em projetos para o ensino da Responsabilidade Socioambiental. Buscando promover a formação de profissionais competentes para apoiar soluções econômicas e socioambientais nas organizações, apresentando resultados que proporciona processos reflexivos sobre o papel do ensino da Administração e da formação de novos gestores. A metodologia do estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, para alcançar os objetivos propostos foi utilizado à pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo com aplicação de questionário semiestruturado com os alunos do curso de Administração de uma IES pesquisada.

Biografia do Autor

Breno Anderson Pereira Melo, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional de Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB/UFPA e Professor da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. E-mail: breno.anderson@yahoo.com.br

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em rede nacional para o ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB), do Instituto de Geociências (IG/UFPA), especialista em Gestão Pública com ênfase em Administração e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Ambiental. Possuo Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2011) e graduando em Direito pela Universidade Federal do Pará. Possuo mais de 14 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Administrativa, Finanças e Pessoas. 

Tenho sólido conhecimento profissional na área administrativa sendo: Administração Geral, Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Departamento Financeiro – Contábil. Atualmente sou servidor temporário da Junta Comercial do Estado do Pará ( JUCEPA ), Professor de Finanças, Custos e Contabilidade na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia ( FAM ), Professor do Instituto de Educação Permanente da Amazônia ( IEPAM ), Professor na UNOPAR Barcarena, Tutor no curso de Administração Pública EAD na UFPA  e Agente de Orientação no Sebrae - Pará.

Voyner Ravena Cañete, Professora do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional de Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/UFPA. E-mail: ravenacanete@ufpa.br

Professora Associada I da Universidade Federal do Pará ? UFPA/Brasil, vinculada ao Instituto de Ciências Biológicas e atuando nos Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP/UFPA), no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFPA). Possui Graduação em Bacharelado em História (1991), Mestrado em Antropologia Social (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2005) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária voltados especialmente às questões ambientais relativas às populações tradicionais em cenários rurais amazônicos, assim como em áreas periurbanas em uma perspectiva interdisciplinar envolvendo meio ambiente, saúde e modo de vida. Entre 1998 e 2005 desenvolveu pesquisa sobre o campesinato amazônico e seu modo de vida, focalizando especialmente o parentesco como estratégia de acesso e uso de recursos naturais. Entre 2006 e 2012 estendeu seus estudos para os cenários regionais que envolviam populações tradicionais ribeirinhas nos rios amazônicos e suas características de pluriatividade. Desde 2010 vem desenvolvendo estudos sobre populações pesqueiras e seu modo de vida, particularmente em ambientes estuarinos e costeiros. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA).

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 3 - Tecnologias e Inovações Sociais: soluções sociais a partir de múltiplas dimensões, práticas e conexões de