AS DOENÇAS OCUPACIONAIS EM FEIRANTES DO VER-O-PESO

Autores

  • Camila Malena Meiguins Brito Universidade da Amazônia http://orcid.org/0000-0002-0996-3861
  • Wendy Victória Silva do Nascimento Universidade da Amazônia
  • Mayra Hermínia Simões Hamad Farias do Couto Universidade da Amazônia
  • Sandra Maria de Araújo Lameira Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Doenças Ocupacionais, Dor, Saúde Pública.

Resumo

Introdução: A interação do homem com o local de trabalho vem passando incessantemente por alterações que prejudicam sua vida nesse ambiente, a consequência disso é um local desorganizado e funcionários que são submetidos a tarefas repetitivas levando a um conjunto de patologias, como as doenças ocupacionais que são a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho, o que acaba afetando a sua vida tanto física quanto psicológica. Objetivo: Descrever os relatos do aparecimento de doenças ocupacionais biomecânicas em feirantes. Materiais e métodos: Como instrumento de avaliação, foi utilizado um questionário com 5 perguntas elaboradas pelas autoras, com a finalidade de identificar as doenças ocupacionais e queixas álgicas. Foram entrevistados 34 feirantes. Resultados: Ao analisar os resultados referentes aos dados pessoais dos feirantes, verificou-se que a maioria deles já sentiram pelo menos uma dor em seu ambiente de trabalho. Conclusão: Este presente estudo permitiu perceber quais as doenças ocupacionais em feirantes e seus fatores relacionados, como aspectos negativos que comprometem sua saúde, podendo assim, interferir na qualidade de vida dos trabalhadores da feira do Ver-o-Peso.

Biografia do Autor

Camila Malena Meiguins Brito, Universidade da Amazônia

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UNAMA).

Wendy Victória Silva do Nascimento, Universidade da Amazônia

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UNAMA).

Mayra Hermínia Simões Hamad Farias do Couto, Universidade da Amazônia

Graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia. Especialização em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Métodos de Tratamento de Deficiências Físicas e Gestão Organizacional de Centros de Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Ciências - Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido no Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA) pela Universidade Federal do Pará.

Sandra Maria de Araújo Lameira, Universidade da Amazônia

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Especialização em Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pela Universidade da Amazônia.

Downloads

Publicado

2019-11-04