Políticas públicas e a cadeia produtiva do açaí na Amazônia

Autores

  • Márcia Badua Bastos Tagore UFPA/Doutoranda
  • Otavio do Canto UFPA
  • Mario Vasconcelos UFPA

Palavras-chave:

Amazônia, açaí, cadeia produtiva, políticas públicas e várzea

Resumo

O açaizeiro é uma palmeira nativa da Amazônia, de onde é extraída a polpa com alto valor nutritivo, denominada no estado de Açaí, sendo um dos produtos de maior importância na economia e na da dieta alimentar dos paraenses, em especial das famílias que vivem às margens das várzeas, sendo a principal renda da maioria dos ribeirinhos. A crescente demanda pelo produto, através de novos mercados em nível nacional e mundial, implicou em aumento de áreas de plantio e alterações no manejo de açaizais tradicionalmente extrativista, ocasionando mudanças no contexto social, econômico e ambiental. O presente trabalho apresenta resultados do estudo de caso nas várzeas do município de Abaetetuba, considerado um dos maiores produtores do Estado do Pará. A pesquisa de campo evidenciou as relações da cadeia produtiva do açaí no município e demonstrou diferentes tipos de manejo de produção atualmente utilizados, levantou os custos de produção, e apontou as influências das políticas públicas de assentamento diferenciado, com foco na conservação do ecossistema em consonância, com o sistema creditício na promoção da verticalização da cadeia produtiva, enquanto estrutura institucional como promoção social e incentivo produtivo.

Biografia do Autor

Márcia Badua Bastos Tagore, UFPA/Doutoranda

Doutoranda em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA) Mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA), área de pesquisa na sustentabilidade da cadeia produtiva do açaí (Euterpe oleracea Mart.) (2017). Graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1986). Especialista em crescimento de vegetais, pela Experimental Agricultural Station, Província de Chiba-Japão. Gerente de Desenvolvimento Local Sustentável e Agricultura Familiar do Projeto de Cooperação Técnica Brasil/Alemanha (PRORENDA RURAL-PA) do Programa de Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), no Estado do Pará. Perita Local da Embaixada da Alemanha/GTZ, do Projeto de Cooperação Técnica Brasil/Alemanha, responsável pelo Uso Sustentável dos Recursos Naturais do Projeto de Gestão Ambiental Integrada (PGAI), no Estado do Acre. Experiência na Secretaria Executiva do Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (PRONAF), assessorando prefeituras e conselhos municipais. Gerente do componente D, Políticas Públicas do Programa Pará Rural, de Cooperação do Governo do Estado do Pará e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), responsável pelo Programa Óleo de Palma do Estado do Pará da Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE). Gerente de Planejamento e Relações Institucionais da Empresa Eco Dendê Serviços Sócioabiental, com foco em arranjos produtivos da agricultura familiar. Experiência em extensão rural com agricultura familiar e educação ambiental, atuando em projetos de desenvolvimento, meio ambiente e metodologias participativas como instrutora de cursos de capacitação profissional, pesquisadora de campo, coordenadora, moderadora e relatora de eventos técnicos, consultora na área de planejamento estratégico e diagnóstico ambiental, social e econômico. Responsável pela Cadeia Produtiva de Açaí na EMATER junto ao Pará 2030 e atualmente, responsável pela Cadeia Produtiva do Dendê, na SEDAP e Desenvolvendo Pesquisa sobre Indicação Geográfica. Membro efetivo do Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará.

Otavio do Canto, UFPA

Estudou Filosofia (1984-1986) e Geografia na Universidade Federal do Pará - UFPA, (1986-1989). Especializou-se em Políticas Científicas e Tecnológicas pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA, (1989) e Ciências do Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte - PUC/BH, (1993). Fez mestrado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo - USP, (1995-1998). Estudou Ciências Ambientais na Universidade do Quebec em Montreal - UQAM, (2003-2004). Doutorou-se em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009-2012). É Professor da Universidade Federal do Pará desde 1992, com atuação na Faculdade de Geografia e Cartografia, Escola de Aplicação e Núcleo de Meio Ambiente. Em 2016, por meio da Defesa de Memorial se tornou PROFESSOR TITULAR da UFPA. Em 2017 tornou-se Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Tem experiência na área de Geografia e na área interdisciplinar, com ênfase em populações e ambientes das amazônias; conflitos socioambientais; ordenamento territorial das áreas inundáveis e costeiras das amazônias brasileiras. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias)

Mario Vasconcelos, UFPA

Economista (1987), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2000). PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Pós-doutor em Gestão Pública e Governo (2015) pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Universidade Federal do Pará, professor Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA), programa o qual coordenou entre fevereiro de 2012 a Janeiro de 2016. É pesquisador e professor titular da Universidade da Amazônia onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Gestão do Desenvolvimento. Tem experiência nas áreas de (1) Desenvolvimento e Meio Ambiente e (2) Universidade e Inovação. Os estudos estão focados nos seguintes temas: políticas públicas e gestão do desenvolvimento, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local com ênfase na discussão sobre governança (ambiental; territorial; pública; social), participação social, gestão social, parcerias e cidades sustentáveis; universidade e pesquisa, universidade e inovação. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Atuou como líder de Tema 5 "Casos e Aplicações em Políticas Públicas" do EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e do ENAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança (2013 - 2017). Atuou como líder do tema 19 "Gestão social e governança territorial e ambiental em múltiplos territórios" do ENAPEGS - Encontro Nacional de pesquisadores em Gestão Social" (2015). Consultor Ad Hoc da FAPESPA, CAPES, FUNADESP e outras agências de fomento à Pesquisa. Coordenador dos programas acadêmicos da Câmara Temática I da Área Interdisciplinar da CAPES (Portaria 134-CAPES de 13/06/2018)

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 1 - Governança, gestão socioambiental e cooperação de redes interorganizacionais