UM ESTUDO SOBRE ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

Autores

  • Milene Oliveira de Almeida Faculdade Estácio do Pará
  • Keila Regina Mota Negrão Faculdade Estácio do Pará Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Assédio moral. Relação de trabalho. Instituição bancária

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar se há ocorrência do assédio moral nas relações de trabalho em uma agência bancária, localizada na cidade de Belém-PA, e seus possíveis reflexos no âmbito organizacional. O aporte teórico utilizado tem como base os estudos de diversos autores, mas em especial Barreto (2000) e Hirigoyen (2002). Foi conduzido um estudo de caso, com abordagem qualitativa, e aplicação de questionário semi-estruturado a 59% dos colaboradores lotados na agência objeto deste estudo.  Os resultados apontaram que apesar das pressões por resultados não foram identificadas ocorrências de assédio moral nas relações de trabalho da instituição bancária estudada. Porém, vale ressaltar que os aspectos relacionados a cobrança de metas sujeito a situações constrangedoras; retenção de informações sem passar adiante; boatos que dificultam saber a verdade e carga excessiva de trabalho, merecem atenção especial por parte dos gestores da agência  estudada, trabalhando a prevenção desses itens para que eles não venham a se tornar motivos de assédio moral no futuro.

Biografia do Autor

Milene Oliveira de Almeida, Faculdade Estácio do Pará

Administradora pela Faculdade Estácio do Pará

Keila Regina Mota Negrão, Faculdade Estácio do Pará Universidade da Amazônia

Doutoranda em Administração (UNAMA/PA), Mestre em Administração (UNAMA/PA, 2015), Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância (PUC/RS, 2010), MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV/RJ, 2006), Graduada em Administração (FACI/PA, 2004), Professora e Empresária.

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Publicado

2019-11-04