COMPORTAMENTO E PERFIL DO CONSUMIDOR DE COMIDAS TÍPICAS NO MERCADO DA GASTRONOMIA PARAENSE

Autores

  • Marcelo de Almeida Barros Faculdade Estácio do Pará
  • Keila Regina Mota Negrão Faculdade Estácio do Pará Universidade da Amazônia
  • Sérgio Castro Gomes Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Perfil do consumidor. Comidas típicas. Gastronomia paraense.

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar o perfil e comportamento do consumidor de comidas típicas no mercado da gastronomia paraense. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa do tipo survey, utilizando questionário digital semiestruturado elaborado na ferramenta google forms. A análise dos dados foi descritiva usando metodologia quantitativa, não-probabilística. A técnica de amostragem configurou-se como “bola de neve” e o número de respondentes alcançado foi de 202 pessoas. O referencial teórico foi sustentado principalmente pelos estudos de Kotler (2009) quanto aos fatores determinantes do comportamento de consumo e Pereira (2015) quanto aos tipos de perfil de consumo. Os resultados mostraram que os fatores, culturais, sociais e psicológicos são os que mais influenciam no comportamento de consumo de comidas típicas da gastronomia paraense. Entre os perfis de consumo, os tipos: gourmet, carteira e limpinho representam o perfil de consumo da amostra desta pesquisa.

Biografia do Autor

Marcelo de Almeida Barros, Faculdade Estácio do Pará

Administrador pela Faculdade Estácio do Pará

Keila Regina Mota Negrão, Faculdade Estácio do Pará Universidade da Amazônia

Doutoranda em Administração (UNAMA/PA), Mestre em Administração (UNAMA/PA, 2015), Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância (PUC/RS, 2010), MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV/RJ, 2006), Graduada em Administração (FACI/PA, 2004), Professora e Empresária.

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2003), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Realiza estagio Pós-Doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Diretor de Previdência do Instituto de Previdência e Assistência do Estado do Pará (IPASEP) de 1998 a 2002. Diretor de Previdência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV) no ano de 2003. Diretor de Estatística, Tecnologia e Informação do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Pará (IDESP) de 2011 a 2013, em que coordenou o projeto Tabela Recursos e Usos Economia Paraense 2009 financiado por recursos financeiros do Governo do Estado do Pará. Coordenou os estudos de socioeconomia e da cadeia de suprimento do projeto Modelo Estratégico de e Otimização de Rede de Transporte em Áreas de Influência do Setor Mineral do Estado do Pará em UFPA a Universidade do Minho de Braga/Portugal, financeiros da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Pesquisa (FAPESPA). Atualmente exerce atividades técnicas na Escola de Governança do Estado do Pará como pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE/EGPA). É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em estatística socioeconômica, econometria, avaliação de impacto de políticas públicas, aplicação de modelos matemáticos de mensuração da eficiência em organizações públicas e privadas. Aplicação de métodos quantitativos na gestão das organizações. Desenvolve pesquisas em gestão estratégica com ênfase na Teoria Baseada em Recursos, Capacidades Dinâmicas, Visão Baseada em Práticas, Desempenho Empresarial e Fatores Determinantes da Competitividade e estuda os atributos presentes no relacionamento entre empresa com seus fornecedores e clientes como estratégia de criação de valor em cadeias de suprimento de produtos do agronegócio e dos segmentos da Indústria da hospitalidade. Líder do grupo de pesquisa denominado Núcleo de Estudos de Práticas de Gestão, Desempenho e Competitividade das Organizações na Amazônia (NEGOA). Líder do Tema 59 da divisão de Gestão de Operações e Logística (GOL) para o ano de 2019.

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Publicado

2019-11-04