FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS NO CENÁRIO POLÍTICO, ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DE MÍDIAS DIGITAIS SOBRE O REFLEXO DA COMUNICAÇÃO VS INFORMAÇÃO

Autores

  • Suzy Liliam Dias Universidade da Amazônia-UNAMA
  • Suzy Liliam Dias Graduanda da Universidade da Amazônia-UNAMA
  • Emílio José M. Arruda Filho PhD em Marketing, Professor do PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Palavras-chave:

Fake News, comunicação digital, Midias sociais, Compatilhamento

Resumo

A comunicação, segundo aborda Maffesoli (2003), é a ferramenta que funciona como um elemento de “religação” entre os indivíduos ao unir pessoas e interesses. Esse processo da comunicação é uma característica de convivência em grupos sendo utilizada nas mídias sociais. Nas plataformas digitais as redes sociais ganharam vida nova em nosso tempo, transformando-se em redes de informação energizadas pela Internet (CASTELLS,2003) através da comunicação. Nesse contexto, o artigo busca discutir sobre os efeitos de notícias falsas (Fake News) no comportamento das pessoas, por meio das mídias sociais no cenário político, refletido pelo processo de compartilhamento entre os usuários nas redes, a influência e a funcionalidade da internet como um fator da comunicação, construindo um contexto em que as redes sociais se dispõem como um canal carregado em repasse de notícias falsas. Demostra-se neste estudo a versatilidade da internet como funcionamento híbrido do verdadeiro versus falso, além de comentar a estrutura narrativa da construção de mensagens, capturadas por meio de dados fornecidos pelos usuários da rede. Também se ressalta neste estudo as semelhanças e diferenças encontradas entre a comunicação e a informação.

Biografia do Autor

Suzy Liliam Dias, Universidade da Amazônia-UNAMA

A comunicação, segundo aborda Maffesoli (2003), é a ferramenta que funciona como um elemento de “religação” entre os indivíduos ao unir pessoas e interesses. Esse processo da comunicação é uma característica de convivência em grupos sendo utilizada nas mídias sociais. Nas plataformas digitais as redes sociais ganharam vida nova em nosso tempo, transformando-se em redes de informação energizadas pela Internet (CASTELLS,2003) através da comunicação. Nesse contexto, o artigo busca discutir sobre os efeitos de notícias falsas (Fake News) no comportamento das pessoas, por meio das mídias sociais no cenário político, refletido pelo processo de compartilhamento entre os usuários nas redes, a influência e a funcionalidade da internet como um fator da comunicação, construindo um contexto em que as redes sociais se dispõem como um canal carregado em repasse de notícias falsas. Demostra-se neste estudo a versatilidade da internet como funcionamento híbrido do verdadeiro versus falso, além de comentar a estrutura narrativa da construção de mensagens, capturadas por meio de dados fornecidos pelos usuários da rede. Também se ressalta neste estudo as semelhanças e diferenças encontradas entre a comunicação e a informação.

A biografia remete-se ao estudo do campo digital, limitando-se as mídias sociais na área de marketing, abordando o self e o comportamento do consumidor mediante ao cenário político e comunicação no ambiente digital.

Suzy Liliam Dias, Graduanda da Universidade da Amazônia-UNAMA

A comunicação, segundo aborda Maffesoli (2003), é a ferramenta que funciona como um elemento de “religação” entre os indivíduos ao unir pessoas e interesses. Esse processo da comunicação é uma característica de convivência em grupos sendo utilizada nas mídias sociais. Nas plataformas digitais as redes sociais ganharam vida nova em nosso tempo, transformando-se em redes de informação energizadas pela Internet (CASTELLS,2003) através da comunicação. Nesse contexto, o artigo busca discutir sobre os efeitos de notícias falsas (Fake News) no comportamento das pessoas, por meio das mídias sociais no cenário político, refletido pelo processo de compartilhamento entre os usuários nas redes, a influência e a funcionalidade da internet como um fator da comunicação, construindo um contexto em que as redes sociais se dispõem como um canal carregado em repasse de notícias falsas. Demostra-se neste estudo a versatilidade da internet como funcionamento híbrido do verdadeiro versus falso, além de comentar a estrutura narrativa da construção de mensagens, capturadas por meio de dados fornecidos pelos usuários da rede. Também se ressalta neste estudo as semelhanças e diferenças encontradas entre a comunicação e a informação.

Emílio José M. Arruda Filho, PhD em Marketing, Professor do PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA)

A biografia remete-se ao estudo do campo digital, limitando-se as mídias sociais na área de marketing, abordando o self e o comportamento do consumidor mediante ao cenário político e comunicação no ambiente digital

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Publicado

2019-11-04