REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE PRODUTOS VERDES NO AMBIENTE DIGITAL SOB A PERSPECTIVA DO SELF ESTENDIDO.
Palavras-chave:
Self Digital, Interações Sociais Virtuais, Tecnologias Digitais, Valores verdes,Resumo
O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise conceitual do Self Digital a fim de verificar os elementos que lhe influência a partir do consumo de produtos com valores verdes no ambiente digital. Realizou-se um aprofundamento teórico sobre o conceito estudado a partir de artigos que tratam sobre as relações dos usuários com o ambiente digital e com suas posses inseridas neste contexto. Os resultados demonstram que os elementos que influenciam na extensão do Self dos indivíduos ao ambiente digital são definidos pelo consumo, posse e o apego que os usuários concedem a bens desmaterializados; o acesso a experiências e ao consumo de marcas e objetos que não poderiam ser adquiridos no ambiente off-line por questões sociais e financeiras; pela interação com outros indivíduos, assim como pela reincorporação de novas identidades virtuais representadas por avatares que podem se destacar por meio da própria posse de bens desmaterializados; pela autoafirmação que a posse dos bens virtuais gera e pela aceitabilidade e acesso a grupos sociais no contexto digital que a posse desses bens pode proporcionar a seus usuários a partir de valores de consumo verde, visto que as tecnologias digitais têm provocados mudanças profundas, sendo a principal considerada como a reestruturação do pensamento ligado ao significado, a importância e a ação das posses, bens e objetos na vida das pessoas.