REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE PRODUTOS VERDES NO AMBIENTE DIGITAL SOB A PERSPECTIVA DO SELF ESTENDIDO.

Autores

  • Juliana Santos Santa Brigida Universidade da Amazônia
  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Self Digital, Interações Sociais Virtuais, Tecnologias Digitais, Valores verdes,

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise conceitual do Self Digital a fim de verificar os elementos que lhe influência a partir do consumo de produtos com valores verdes no ambiente digital. Realizou-se um aprofundamento teórico sobre o conceito estudado a partir de artigos que tratam sobre as relações dos usuários com o ambiente digital e com suas posses inseridas neste contexto. Os resultados demonstram que os elementos que influenciam na extensão do Self dos indivíduos ao ambiente digital são definidos pelo consumo, posse e o apego que os usuários concedem a bens desmaterializados; o acesso a experiências e ao consumo de marcas e objetos que não poderiam ser adquiridos no ambiente off-line por questões sociais e financeiras; pela interação com outros indivíduos, assim como pela reincorporação de novas identidades virtuais representadas por avatares que podem se destacar por meio da própria posse de bens desmaterializados; pela autoafirmação que a posse dos bens virtuais gera e pela aceitabilidade e acesso a grupos sociais no contexto digital que a posse desses bens pode proporcionar a seus usuários a partir de valores de consumo verde, visto que as tecnologias digitais têm provocados mudanças profundas, sendo a principal considerada como a reestruturação do pensamento ligado ao significado, a importância e a ação das posses, bens e objetos na vida das pessoas.

Biografia do Autor

Juliana Santos Santa Brigida, Universidade da Amazônia

Mestranda em Administração do programa de pos graduação em Administração da Universidade da Amazônia.

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorando do programa de pos graduação em Administração da Universidade da Amazonia, afiliado ao grupo de pesquisa em Marketing Tecnologico.

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 5 - Marketing, Tecnologia e Inovatividade