INDICADORES DO ESFORÇO ALINHADOR E EFICÁCIA ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ákila Belém CARDOSO Universidade Federal do Pará
  • Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico, Eficácia estratégica, Estudo de caso, Comércio de produtos de saúde.

Resumo

A eficácia da estratégia organizacional (eficácia estratégica) pode ser medida através da avaliação do nível de alcance dos objetivos estratégicos. Parte dos problemas enfrentados pelas organizações na busca por essa eficácia advém das dificuldades por elas enfrentadas no processo de execução de suas estratégias. Conforme indicam pesquisas recentes, por outro lado, é possível medir a eficácia estratégica das organizações, assim como aumentar as chances de ela ser alcançada, através da gestão de determinados indicadores de alinhamento estratégico (indicadores do esforço alinhador), categorizados em quatro dimensões: recursos e capacidades necessários à estratégia; tradução da estratégia em ações; controles apropriados à estratégia; e o ajuste do desenho da organização à estratégia. O presente estudo de caso analisou no campo o caso de uma empresa que foi identificada em pesquisa prévia como apresentando elevados níveis de alinhamento estratégico e de eficácia na implementação de suas estratégias, visando compreender com mais profundidade como os referidos indicadores definiram esses resultados, bem como testar o resultado previamente identificado. Os resultados obtidos no caso estudado, a partir da análise do seu nível de eficácia estratégica, avaliado à luz do detalhamento dos indicadores do seu esforço alinhador, corroboram com a ideia de que há uma relação direta entre o nível de alinhamento estratégico e o nível de eficácia na implementação da estratégia organizacional, medidos conforme base teórica apresentada.

Biografia do Autor

Ákila Belém CARDOSO, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de Administração da Universidade Federal do Pará. Bolsista PIBIC/UFPA-AF.INDICADORES DO ESFORÇO ALINHADOR E EFICÁCIA ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO

Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto de Gestão e Estratégia Organizacional da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará, Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pelo Mackenzie, Bacharel em Administração pela Luzwell e Arquiteto pela UFPA, com vasta experiência profissional em Gestão e Estratégia Organizacional.

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 2 - Gestão, competitividade, contabilidade, transparência e governança de entidades públicas e privadas