ALINHAMENTO COMO FATOR DE EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: UM ESTUDO DOS RECURSOS E CAPACIDADES EM CASO NO SETOR BANCÁRIO

Autores

  • Natanielle Ribeiro Guedes de OLIVEIRA Universidade Federal do Pará
  • Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico, Nível de eficácia estratégica, Recursos e capacidades, Esforço alinhador.

Resumo

Este trabalho objetiva investigar o caso de uma das empresas para se avaliar em profundidade o nível de aplicação dos indicadores de esforço alinhador sugeridos por Monteiro de Barros e Santos (2019) em uma empresa que foi identificada como possuindo nível inferior de alinhamento. O pressuposto é de que um nível inferior de eficácia na implementação das estratégias implica em um baixo nível de aplicação dos indicadores de esforço alinhador. Foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo exploratória e um estudo de caso de uma das empresas do lócus pesquisado. Aplicou-se dois questionários e posteriormente ocorreu a computação e análise dos dados obtidos, a fim de averiguar os fins da pesquisa. O estudo de caso proposto neste trabalho, posteriormente, consistirá em um dos estudos que comporão um estudo conjunto a ser realizado a posteriori. Os resultados corroboram a ideia de que um nível inferior de aplicação dos indicadores de esforço alinhador induz a um baixo nível de eficácia na implementação das estratégias.

Biografia do Autor

Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto de Gestão e Estratégia Organizacional da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará, Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pelo Mackenzie, Bacharel em Administração pela Luzwell e Arquiteto pela UFPA, com vasta experiência profissional em Gestão e Estratégia Organizacional.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 2 - Gestão, competitividade, contabilidade, transparência e governança de entidades públicas e privadas