AÇÕES NECESSÁRIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ATRAVÉS DO ALINHAMENTO: ESTUDO DE CASO NO SETOR HOTELEIRO

Autores

  • Eduarda Dariane Lugarinho RIBEIRO Universidade Federal do Pará
  • Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico, Ações estratégicas, Eficácia estratégica, Setor hoteleiro.

Resumo

A Estratégia é uma ferramenta organizacional que direciona, capta recursos e implementa mecanismos a fim de atingir metas e objetivos propostos para o alcance do êxito no fluxo processual da empresa.O presente estudo propôs como objetivo geral a averiguação do nível de implementação dos fatores de alinhamento estratégico, mais especificamente no campo das ações estratégicas, fundamentadas nos estudos de Monteiro de Barros e Santos (2019) através de um estudo de caso de uma empresa do setor hoteleiro paraense. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo onde um caso foi selecionado, foram aplicados dois questionários no qual foi possível analisar os dados coletados, com o intuito de aferir conclusões a respeito do caso estudado. A empresa em questão, a luz da base utilizada afirma que utiliza de maneira adequada as recomendações da literatura para produzir alinhamento entre a estratégia da organização e as ações dos colaboradores para implementá-la, mostrando a relação de que quanto maior o nível de eficácia da execução da estratégia da organização, maior é o seu nível de alinhamento. Porém existem pontos a serem aprimorados para o alcance do êxito máximo na implementação das estratégias.

Biografia do Autor

Luís Alberto MONTEIRO DE BARROS, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto de Gestão e Estratégia Organizacional da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará, Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pelo Mackenzie, Bacharel em Administração pela Luzwell e Arquiteto pela UFPA, com vasta experiência profissional em Gestão e Estratégia Organizacional.

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 2 - Gestão, competitividade, contabilidade, transparência e governança de entidades públicas e privadas