Diagnóstico da Estrutura de Cluster da Indústria de Móveis de Madeira do Estado do Pará

Autores

  • André Cutrim Carvalho Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.
  • Socorro de Fátima Souza da Silva Viegas Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
  • David Ferreira Carvalho Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.

Palavras-chave:

análise multivariada, indústria de móveis de madeira, análise de cluster, aglomerações.

Resumo

O objetivo fundamental do presente artigo é utilizar a técnica de análise multivariada para um conjunto de dados heterogêneos com o intuito de traçar um diagnóstico da estrutura de cluster da Indústria de Móveis de madeira do Estado do Pará. Em termos metodológicos, foram utilizados os métodos de aglomerações, também, chamado de clustering com aplicação de 84 questionários nas firmas de móveis do Estado do Pará, com o intuito de revelar os clusters industriais e as relações existentes entre algumas variáveis indicativas da competitividade e das empresas de móveis de madeira na região. A principal conclusão deste trabalho diz respeito à identificação da utilidade e aplicação da técnica da análise de cluster no campo da economia industrial, que foi bastante significativa, principalmente, com o uso do software SPSS-12, que serviu para analisar os casos dos agrupamentos das empresas de móveis de madeira do Pará que têm bom potencial empírico de formação de clusters industriais competitivos, portanto, para romper o status quo atual, há que se definir uma política nacional de desenvolvimento regional que privilegie a formação de cadeias produtivas integradas verticalmente, e uma política comércio exterior que estimule a exportação de produtos de maior de valor agregado advindos da indústria de móveis do Pará.

Biografia do Autor

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.

Economista e Engenheiro de Computação. Mestre em Economia pelo Programa  de Pós-Graduação em Ciência Econômica da UNESP. Doutor em  Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP.  Professor-pesquisador da Faculdade de Economia da Universidade Federal  do Pará – FACECON/UFPA.

Socorro de Fátima Souza da Silva Viegas, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Cientista Social. Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA).

David Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.

Economista e Engenheiro Agrônomo. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos da UFPA. Doutor e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Orphaned