ANÁLISE SOBRE COMO O DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL INFLUENCIA O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

Autores

  • GLEYDSON WILSON SANTOS DE SOUSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • PEDRO BORGES JÚNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavras-chave:

Setor Elétrico Brasileiro, Disclosure Socioambiental, Gerenciamento de Resultados.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar como o disclosure socioambiental influencia o gerenciamento de resultados no setor elétrico brasileiro. Justifica-se esta pesquisa pela importância que o setor elétrico exerce na economia do país. O estudo visa contribuir para um entendimento da análise sobre disclosure socioambiental e sua influência no Gerenciamento de Resultados, assim como, por não haver pesquisas sobre este tema utilizando as empresas do setor como amostra. Com relação à metodologia, empregou-se para mensurar o nível de evidenciação socioambiental, a Análise de Conteúdo dos relatórios socioambientais das empresas do setor elétrico brasileiro. Além disso, após mensurar o nível de evidenciação socioambiental realizou-se um teste de regressão linear múltipla para identificar a relação entre variáveis. A partir disto, utilizou-se o resíduo da regressão para comparar as variáveis socioambientais e o accruals discricionários. Nesse contexto, os resultados apurados foram que quanto maior a evidenciação das informações de caráter social feito pelos gestores, menores serão a chance de ocorrer o gerenciamento de resultados nas empresas.  Além disso, constatou - se haver uma relação direta entre a evidenciação de informações de caráter ambiental e o gerenciamento de resultados, quanto maior a evidenciação será também a necessidade por parte dos gestores de manipular informações contábeis. Com isso, concluiu-se, que os níveis de evidenciação social e ambiental influenciam no Gerenciamento de Resultados das empresas do Setor Elétrico Brasileiro.

Biografia do Autor

GLEYDSON WILSON SANTOS DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Servidor Público de Carreira da Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestrando em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Pará (2020-2022). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2020).

PEDRO BORGES JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutorando em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2020 - 2023). Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015) e atualmente é professor efeitivo da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (2009).

Downloads

Publicado

2021-03-01