CIENTIFICIDADE E MARKETING: BASES EPISTEMOLÓGICAS E DISCUSSÕES A CERCA DA EVOLUÇÃO DA ÁREA NA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO.

Autores

  • Ronny Luis Sousa Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Diana Cruz Rodrigues Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Gilfrei Loureiro Macola Junior Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Palavras-chave:

Epistemologia, Marketing, Paradigmas, Metáforas, Cientificidade.

Resumo

Este ensaio teórico possui como objetivo trazer uma breve discussão sobre os caminhos que os paradigmas e metáforas que são encontrados na área do Marketing podem contribuir para uma evolução do campo de estudo, visto que é necessário avançar nas reflexões teóricas da área. Será realizada uma releitura revisando a importância da função epistemológica das metáforas da área, em seguida será discutido os paradigmas e metáforas do campo de pesquisa, apontando suas explicações e abordagens de pesquisa. Por fim, será tratada da importância que a comunidade científica do Marketing deve dar a cada paradigma e metáfora para que estes possam ser analisados e tratados como instrumentos capazes de sugerir novas abordagens de pesquisa, permitindo uma ampliação teórica e empírica do Marketing, fazendo com que este campo de pesquisa rico e dinâmico consiga se consolidar cada vez mais na ciência da Administração, através de um aprofundamento da sua cientificidade e com uma base epistemológica sólida e rica.

Biografia do Autor

Ronny Luis Sousa Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsita de Doutorado CAPES.

Diana Cruz Rodrigues, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia - PPAD UNAMA.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administraçao da Universidade da Amazônia - PPAD UNAMA.

Gilfrei Loureiro Macola Junior, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Estácio de Belém.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsita de Doutorado CAPES.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

2020 - Eixo 1- Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade em Tempos de Transição