ISOLAMENTO SOCIAL: preferências de consumo hedônico ou utilitário pela Internet em tempos de pandemia.

Autores

  • Ronny Luis Sousa Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração http://orcid.org/0000-0001-5575-6110
  • Mauro Margalho Coutinho Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia - PPAD UNAMA.
  • Emílio José Montero Arruda Filho Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia - PPAD UNAMA. Professor e pesquisador no Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade FUMEC - MG.

Palavras-chave:

Isolamento social, Produto hedônico ou utilitário, Compra pela internet, Mineração de dados, Software WEKA.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descobrir que tipo de produto, entre hedônico e utilitário, os consumidores compram pela Internet, em tempos de isolamento social, em decorrência da pandemia do vírus COVID-19. Foi criado um questionário em uma plataforma on-line com 16 perguntas e divulgado em redes socias (WhatsApp e Facebook). Obteve-se um retorno de 102 respostas, que foram analisadas através da técnica de mineração de dados, cujo o objetivo é encontrar tendências ou informações por meio de uma grande quantidade de dados. A análise foi realizada com o suporte do software WEKA, que busca regras de associação entre os dados. Quatro regras de associação foram consideradas relevantes para explicar o que se propõe nesta pesquisa. Os resultados demonstram que, inicialmente, os respondentes compreendem a importância do isolamento social em tempos de pandemia. Além disso, foi percebido uma preferência pela aquisição de produtos utilitários, visto que muitas pessoas transformaram seus lares em locais de trabalho e estudo, pois esses tipos de produtos possuem características de auxiliar nas atividades e tarefas diárias. Os resultados mostraram ainda que alguns consumidores compram produtos hedônicos para minimizar o impacto do isolamento social, usando o item para gerar prazer ou felicidade com o seu uso.

Biografia do Autor

Ronny Luis Sousa Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsita de Doutorado CAPES.

Mauro Margalho Coutinho, Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia - PPAD UNAMA.

Pós-Doutor pela Universidade do Arizona- Tuscon EUA.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará - UFPA.

Emílio José Montero Arruda Filho, Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia - PPAD UNAMA. Professor e pesquisador no Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade FUMEC - MG.

Pós-Doutor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

Doutor em Marketing para Estrategia de Empresas pela Universitá Degli Studi di Bergamo.

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Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

2020 - Eixo 1- Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade em Tempos de Transição