IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE EM ORGANIZAÇÕES DO SISTEMA “S”: O CASO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE CORPORATIVA DO SEBRAE

Autores

  • Paulo Sérgio Carvalho Souza Universidade da Amazônia - UNAMA Secretária de Educação do Pará - SEDUC/PA
  • Márcia Athayde Moreira Universidade da Amazônia - UNAMA Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Compliance. Sebrae. Programa de Integridade.

Resumo

O Programa de Integridade é um conjunto de medidas anticorrupção adotadas pela empresa, que visam á prevenção, detecção e remediação de atos lesivos contra a administração pública nacional e estrangeira previstos na Lei nº 12.846/2013. O presente trabalho tem por objetivo avaliar e demonstrar o desenvolvimento do Programa de Integridade em uma instituição do Sistema “S” que utiliza o PI como ferramenta estratégica e dinâmica, fornecendo orientações cabíveis para o cumprimento das normas internas e externas pertinentes. O trabalho utiliza da metodologia qualitativa baseada em um estudo de caso feito no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e utilizará como procedimento para coleta de dados através de uma pesquisa documental feitas em registros de manuais e documentos oficiais da organização e também por uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais sobre o tema. A implantação do Programa de Integridade em uma organização do Sistema “S” apresenta muitas dificuldades identificadas no processo de implantação e desenvolvimento da ferramenta, porém, oferece significante contribuição para adequação as normas antissuborno prevista na legislação, impactando na imagem da organização e no valor incorporado à cultura organizacional que é a “Integridade”.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Carvalho Souza, Universidade da Amazônia - UNAMA Secretária de Educação do Pará - SEDUC/PA

Administrador. Doutorando em Administração (PPAD/UNAMA), membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Gestão Organizacional da Amazônia (NEGOA) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES). Mestre em Administração (UNAMA), especialista em: Engenharia de Produção (UEPA); Gestão Empreendedora (FACI); e MBA em Gestão de Projeto (AIEC). Atua a mais de 20 anos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (SEBRAE/PA), com Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). Professor no Curso Técnico em Administração na Secretária de Especial de Educação do Estado do Pará (SEDUC).

Márcia Athayde Moreira, Universidade da Amazônia - UNAMA Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, especialista em Magistério Superior pela Universidade Ceuma e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará. Atua como professora e pesquisadora na Universidade Federal do Pará e na Universidade da Amazônia, membro do Grupos de Pesquisa, ao Grupo de Pesquisa NEGOA (UNAMA), do Grupo de Pesquisa CGET (UFPA) e do Grupo de Pesquisa AME4S (USP). Editora-chefe da Revista Paraense de Contabilidade (CRC/PA). Atua na atividade de consultoria para o desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo e em contabilidade gerencial, com ênfase em análise de investimentos, planejamento estratégico, implantação de sistemas de custos e controles.

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Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

2020 - Eixo 2 - Cadeias de valor sustentáveis e Competitividade