A ECONOMIA DO AÇAÍ EM ABAETETUBA: UM ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA DE POLPAS IMPERADOR.

Autores

  • Isabela Carvalho Monteiro FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA - FAM
  • Breno Anderson Pereira Melo Universidade Federal do Pará e Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. http://orcid.org/0000-0003-3930-5138
  • Diana Rodrigues Pinho Cardoso Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.
  • Pedro Felipe Pereira dos Santos Faculdade Anhanguera

Palavras-chave:

Açaí, Abaetetuba, Economia.

Resumo

Em Abaetetuba a produção do açaí é bastante relevante e traz benefícios significativos para a economia do município. Assim, o presente trabalho buscou mostrar os aspectos da economia do açaí em Abaetetuba nos levando ao melhor a análise feita na Indústria de Polpas Imperador, que é uma empresa que trabalha principalmente com polpa e derivados de açaí. Além disso, a pesquisa buscou analisar aspectos da micro e da macro economia, além de ressaltar o impacto do Programa Bolsa Família de maneira a relacionar os fatores anteriormente citados aos impactos que esses causam na gestão e no funcionamento da empresa pesquisada. Foi feito um estudo de caso da Indústria de Polpas Imperador para obter as informações necessárias a pesquisa, de maneira que para auxiliar nos resultados foi também utilizada uma análise bibliográfica e entrevista estruturada com o gestor da empresa. Conclui-se que o açaí tem participação relevante na economia de Abaetetuba, porém no caso da empresa estudada, o açaí traz benefícios para a economia abaetetubense pelo fato da empresa contar com fornecedores de matéria- prima da região e gerar empregos para as pessoas do município, porém essa poderia trazer mais benefícios à economia municipal caso, pelo menos, parte de sua produção fosse vendida para o mercado abaetetubense.

Biografia do Autor

Isabela Carvalho Monteiro, FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA - FAM

Graduanda em Administração

Breno Anderson Pereira Melo, Universidade Federal do Pará e Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em rede nacional para o ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB), do Instituto de Geociências (IG/UFPA), especialista em Gestão Pública com ênfase em Administração e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Ambiental. Possuo Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2011) e graduando em Direito pela Universidade Federal do Pará. Possuo mais de 14 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Administrativa, Finanças e Pessoas. 

Tenho sólido conhecimento profissional na área administrativa sendo: Administração Geral, Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Departamento Financeiro – Contábil. Atualmente sou servidor temporário da Junta Comercial do Estado do Pará ( JUCEPA ), Professor de Finanças, Custos e Contabilidade na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia ( FAM ), Professor do Instituto de Educação Permanente da Amazônia ( IEPAM ), Professor na UNOPAR Barcarena, Tutor no curso de Administração Pública EAD na UFPA  e Agente de Orientação no Sebrae - Pará.

Pedro Felipe Pereira dos Santos, Faculdade Anhanguera

Graduando em Licenciarura em Geografia

Downloads

Publicado

2021-03-01