O PROGRAMA “MÁSCARA PARA TODOS” DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO PARÁ: POSSIBILIDADES, LIMITES E PROPOSIÇÕES

Autores

  • Ailton Castro Pinheiro Universidade Federal do Pará
  • Elciene do Vale Farias Universidade da Amazônia-UNAMA.
  • Wagner Luiz Ramos Barbosa Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará
  • Mário Vasconcellos Sobrinho Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Recurso Específico, Covid-19, Ativos territoriais.

Resumo

A pandemia do novo Coronavírus é um problema que impacta o desenvolvimento dos territórios de uma forma complexa atingindo dimensões sociais, econômicas, culturais e ambientais. Nesse trabalho buscou-se, realizar uma análise, à luz de Recursos e Ativos Territoriais, do programa “Máscara para todos”.  Criado pelo governo do Estado do Pará como estratégia de enfrentamento da pandemia da covid-19. A pesquisa classifica-se como interdisciplinar, qualitativa e fez uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). A coleta de dados realizou-se através de pesquisa documental. O trabalho encontrou evidências de que o programa criar e ativa recursos ligados às especificidades do território paraense. Alguns entraves precisam ser superados, por exemplo, a questão do preço das máscaras artesanais.

Biografia do Autor

Ailton Castro Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2012), com especialização em Auditoria e Perícia pela Escola Superior da Amazônia; com mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará. Em (2008-2012) atuou como bolsista(pesquisa/extensão) no âmbito do Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários-PITCPES/UFPA onde desenvolveu o monitoramento/diagnóstico de cooperativas e associações, assessoria técnica na área contábil, pesquisas e cursos de capacitação na área de contabilidade de custo e controles financeiros. Como contador exerceu a função de Gerente de contabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) no período (2012-2015), cargo conquistado através da aprovação em primeiro lugar no concurso 001/2012 dessa secretaria. Nesse cargo desenvolveu atividades de prestação de contas para o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará-TCM-PA, para a Câmara Municipal de Belém e Conselho Municipal de Saúde e foi o contador responsável pela inserção de dados contábeis no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS). Foi aprovado em diversos concursos públicos na área contábil com destaque para (4ª lugar FMAE 2012; 1ª Lugar SESMA 2012; 1º Lugar UFPA 2015; 1ª Lugar IFPA 2015). De 2014 a 2015 foi docente da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Desde 2016, exerce o cargo de Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA-CAMPUS BELÉM). Onde coordenou o curso de Tecnologia em Gestão Pública e ministra as disciplinas: Orçamento Público, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Controle Interno na Administração Pública, Contabilidade Básica, Custo e Orçamento. É membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFPA. 

Direciono a minha construção teórico-metodológica e epistemológica em quatro linhas inter-relacionadas: 1) Recursos e Ativos Territoriais relacionados à gestão pública no contexto da Amazônia paraense. 2) Recursos e Ativos Territoriais relacionados aos Recursos naturais da Amazônia paraense; 3)Recursos e Ativos territoriais e suas as relações com os empreendimentos coletivos (associações e cooperativas) do contexto da Amazônia paraense e 4) Epistemologia da relação contabilidade, desenvolvimento territorial sustentável e a pesquisa em programa de pós-graduação profissional interdisciplinar.

 

Elciene do Vale Farias, Universidade da Amazônia-UNAMA.

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade da Amazônia-UNAMA.

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará-UFPA.

Especialista em Direito e Contabilidade Tributária pela IPOG. 

 

 

Wagner Luiz Ramos Barbosa, Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará

 

Doutorado em Ciências Naturais pela UNIVERSIDADE DE BONN, Alemanha(1994)
Professor Titular da Universidade Federal do Pará , Brasil

Mário Vasconcellos Sobrinho, Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará

Doutorado em Estudos do Desenvolvimento pela University of Wales Swansea, Grã-Bretanha(2007)
Coord dos PPG Acad da Câm Tem I Interdisc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , Brasil

Downloads

Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

2020 - Eixo 4 - Gestão pública e desenvolvimento