Edifícios Modernistas das décadas de 50 e 60 em Belém.

Autores

Palavras-chave:

Modernismo, Importadora, Palácio do Rádio, Av.15 de Agosto.

Resumo

O presente trabalho analisou os edifícios modernos das décadas de 50 e 60, na cidade de Belém do Pará, como elementos de estudo para a pesquisa acerca da nova forma de morar por meio de edificações multifamiliares. Com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre os edifícios na segunda metade do século XX, objetivou-se analisar suas estruturas, composições, circulações, materiais e tipologias, bem como reproduzir fielmente as plantas desses edifícios. A perspectiva teórico-metodológica deste trabalho foi de cunho bibliográfico e documental dos edifícios em estudo. Do ponto de vista projetivo arquitetônico, a concepção das plantas seguiu o método de pesquisa do levantamento, redesenho e fontes secundárias documentais, enfatizando o estudo de caso acerca dos edifícios Importadora e Palácio do Rádio.

Biografia do Autor

Ana Júlia Lisbôa Dahás Jorge, Universidade da Amazônia - Unama

Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia. Discente Pibic do Curso de Pós-graduação de Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC

Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes, Universidade da Amazônia - Unama

Pós-doutoranda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Doutora em história pela Universidade Federal do Pará. Mestre e Arquitetra e Urbanista pela Universidade da Amazônia. Professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo e do programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC-UNAMA).

Downloads

Publicado

2021-03-01